Com a participação de autoridades da Advocacia-Geral da União, do meio acadêmico, de entidades de pesquisa e da sociedade civil, foi realizado o painel de encerramento do Simpósio de Instrumentos Fiscais e Tributários Sustentáveis, evento que integra o Global Meeting – Circuito COP30, promovido pela AGU e pelo Instituto Global ESG.
A cerimônia selou os compromissos interinstitucionais debatidos ao longo do dia e lançou oficialmente a chamada pública de artigos científicos voltados à consolidação de marcos jurídicos e estratégias de sustentabilidade fiscal e socioambiental no país.
O painel foi moderado pela advogada Fabiana Favreto, uma das coordenadoras do evento e membro da organização editorial da futura obra coletiva. Na ocasião, foi apresentado os principais princípios e compromissos discutidos pelas instituições participantes no decorrer do dia, além da abertura formal do edital para submissão de artigos técnicos e acadêmicos, resultado da parceria entre o Instituto Global ESG, a AGU e a Escola Superior da AGU (ESAGU).
Participou do dispositivo de encerramento o diretor da ESAGU, professor João Carlos Souto, que destacou a importância da atuação técnica e integrada da advocacia pública no desenvolvimento de políticas fiscais sustentáveis; e a Secretária-Geral do Conselho Federal da OAB, na qualidade de vice-presidente em exercício, Rose Morais, que destacou a importância da conexão entre a advocacia pública e a advocacia privada em pautas de integração como a sustentabilidade.
Em nome do Instituto Global ESG, estiveram presentes o presidente Alexandre Arnone e o vice-presidente Sóstenes Marchezine, que reforçaram a missão do Instituto na condução do Programa ESG20+ (2004–2024 – Legado & 2025–2045 – Ação), plataforma voltada à construção de políticas públicas integradas com base nos princípios ESG e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A solenidade contou ainda com a presença da procuradora-chefe da Pronaclima/AGU, Teresa Villac, e da procuradora geral federal, Adriana Venturini, ambas que também fazem parte da coordenação da obra coletiva.
A cerimônia foi finalizada com um coquetel institucional no espaço Integração, marcando o encerramento de um dia histórico para o avanço das políticas fiscais e tributárias alinhadas à justiça social, à responsabilidade ambiental e à governança pública no Brasil.