Em sua mensagem para o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, o chefe da ONU destaca a coragem e o risco enfrentado por mulheres e homens servindo em missões da ONU em alguns dos lugares mais instáveis e perigosos do planeta.
O secretário-geral da ONU pede renovado apoio da comunidade internacional às Forças de Paz, apontando que a Conferência do Futuro, que será realizada em setembro em Nova Iorque, representa uma oportunidade única para fortalecer a cooperação internacional pela paz.
"Alcançar a paz exige muito trabalho. Neste dia importante, e todos os dias, vamos comprometer-nos novamente a apoiar as pessoas que trabalham pela paz: as forças de manutenção da paz da ONU".
Homenagens na sede da ONU
Na quinta-feira (29), representantes da ONU devem colocar uma coroa de flores em homenagem a todos os soldados da paz que perderam a vida desde 1948.
Ainda como parte dos atos centrais para marcar a data, uma cerimônia conferirá as Medalhas Dag Hammarskjold a título póstumo a 64 militares, policiais e civis que fizeram parte das forças e perderam a vida servindo sob a bandeira da ONU.
Neste ano, o Prêmio Defensor Militar do Ano de 2023 será entregue à major Radhika Sen, uma militar da Índia que serviu com forças de manutenção da paz na República Democrática do Congo.
No fim das celebrações, um balanço sobre a situação das forças pelo mundo será publicado pelo subsecretário-geral para a Manutenção da Paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix.