19/03/2024 às 17h02min - Atualizada em 19/03/2024 às 17h02min
Seminário de Gestão do CRC-DF destaca parceria com o Instituto Global ESG alinhado com a NBCT15
Encontro promove as diretrizes do Princípio Nacional de Desenvolvimento Sustentável
Da Redação
Da esquerda para direita: Alexandre Arnone, Darlan Barbosa e Sostenes Marchezine No dia 19 de março, o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) realizou seu Seminário de Gestão na sede em Brasília. O evento, liderado pelo Presidente Darlan Barbosa e co-liderado pela Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCDF, Ana Cambraia, contou com a participação de membros do conselho, destacando-se pela discussão dos desafios e soluções em diretrizes contábeis sob o tema "Pensando no Amanhã do CRCDF".
Barbosa enfatizou a importância dos acordos de cooperação com os diversos setores da sociedade, anunciando parcerias com o Instituto Global e a oferta de cursos técnicos para a constante capacitação da classe contábil.
"Inovar é maximizar nosso potencial em busca da sustentabilidade. A excelência será nossa marca distintiva", declarou.
O Seminário reuniu líderes contábeis de todo o país para deliberar sobre as ações a serem implementadas durante o Biênio 2024-2025.
O Vice-Presidente do Instituto Global ESG, Sostenes Marchezine, discorreu sobre a promoção das boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), alinhadas à norma NBC T15 de balanço socioambiental (BSA).
"Em 2024, o ESG completa 20 anos, e estamos lançando a campanha 'ESG na prática', na qual o Instituto Global se compromete a fornecer todos os subsídios necessários para que as empresas se alinhem de forma equilibrada às normas da NBC T15. Essa norma foi vanguardista no âmbito do Conselho Federal de Contabilidade, por meio do balanço socioambiental", concluiu Marchezine.
Destacando o conteúdo técnico, Brandon Nogueira, do Instituto Company, head de sustentabilidade, apresentou detalhadamente a sigla ESG e o seu impacto socioeconômico no cenário atual em âmbito global.
"O cenário de consumo está em constante evolução, onde a transparência para os stakeholders torna-se essencial. Seguindo o modelo da NBC T15, o balanço socioambiental emerge como um elemento indispensável na mitigação de riscos no ecossistema ESG", concluiu Nogueira.
Durante o evento, o advogado Alexandre Arnone, chairman do Grupo Arnone, firmou um acordo de cooperação técnica com o CRCDF, fortalecendo os laços entre as instituições e que vislumbra a promoção da agenda ESG.
"Por meio da aplicação da NBC T15 de Balanço Socioambiental - BSA e a cooperação técnica do Global ESG, podemos demonstrar nosso compromisso com a sustentabilidade, em consonância com o Princípio Nacional de Desenvolvimento Sustentável. O balanço social é uma ferramenta essencial que evidencia o engajamento das empresas com a sustentabilidade e está alinhado com os princípios do desenvolvimento nacional sustentável", concluiu Arnone.