Em 2023, os portos da Amazônia registraram um aumento relevante nas exportações de grãos. Segundo a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), o volume exportado passou de 51 milhões de toneladas, 22% a mais do que em 2022.
Os portos da região contribuíram com 37% do total de grãos exportados pelo Brasil, uma alta em relação aos 34% do ano anterior. A região enfrentou um ano seco, mas manteve sua importância no escoamento de grãos.
O Governo Federal planeja investimentos para expandir a capacidade portuária. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) inclui R$ 14,5 bilhões em arrendamentos de complexos portuários até 2026. Adicionalmente, R$ 639 milhões serão destinados a portos e hidrovias em 2024 para aprimorar o escoamento da safra de grãos.
Os portos de Itacoatiara, Santarém, Santana, Barcarena e São Luiz têm capacidade para mais de 58 milhões de toneladas de grãos por ano. Há planos para aumentar esse número para 100 milhões até 2030.
O estado do Pará se destacou, especialmente pelo complexo portuário de Barcarena. Sua posição estratégica facilita a saída para o mar, permitindo o manejo de volumes maiores nas embarcações.