O grupo Brookfield Asset Manager, em seu novo fundo, BGTF II (Brookfield Global Transition Fund), anunciou, hoje, 5/2/2024, uma nova arrecadação de 10 bilhões de dólares, dinheiro este que será usado no combate para uma transição climática com 0 emissão de carbono nos próximos anos.
Com todos os seus fundos, o grupo Brookfield conta já com 102 bilhões de dólares em ativos voltados para esta causa, em que produz-se 33000 megawatts sem emissão de carbono. O fundo utiliza como base, segundo o CEO Conor Teskey , a seguinte premissa: " as melhores oportunidades são frequentemente encontradas em regiões ou setores que passam por períodos de desafios financeiros ou operacionais". Visto isso, o grupo vê na causa da transição energética uma grande oportunidade de investimento.
Segundo a Brookfield, seu novo fundo está no processo de possuir mais de 15 bilhões de dólares em ativos, e torna-se o maior fundo privado dedicado à economia Net-zero. Para o CEO: "A procura empresarial por tecnologias de descarbonização é agora o principal motor do investimento de transição, proporcionando um valor económico significativo, bem como benefícios ambientais significativos. Novas tendências também estão surgindo, como o fornecimento de energia limpa e confiável ao crescente setor de dados e tecnologia, a construção de cadeias de abastecimento industriais inteiramente novas e o dimensionamento de tecnologias necessárias para a descarbonização industrial.”
A instituição declarou seu novo plano de negócio, em que haverá a aquisição de um dos maiores parques eólicos offshore do Reino Unido e uma parceria na Índia para pesquisas de desenvolvimento da energia solar. O grupo conclui que terminará a arrecadação de fundos no último quadrimestre deste ano.
O fundo também torna-se pioneiro e abrange a maioria dos setores da energia renovável, como nuclear, solar, eólica e hidrelétrica. O grupo Brookfield ressaltou que todos seus investimentos são baseados em metodologias científicas visando a economia Net-zero. Outras instituições, como a BlackRock vem seguindo o seu exemplo, e adquiriu, em janeiro deste ano, uma posição de 12.5 bilhões de dólares da "Global Infrastructure Partners", gestora independente voltada para a administração de empresas do mercado da infraestrutura de forma renovável.
O grupo Brookfield conclui que este capital será usado usado para adquirir posições em diferentes tipos de energia renovável, capturar e armazenar carbono, achar maneiras mais sustentáveis de adquirir energia a partir do gás natural, e aproveitar as proeminentes oportunidades no setor de energia nuclear. Mark Carney, Brookfield chairman e chefe da transição de investimentos do grupo concluiu: “Demonstramos, sem sombra de dúvida, a amplitude e a escala de oportunidades de investimento atraentes na transição para uma economia líquida zero.
Ao ir até onde estão as emissões, a estratégia do Brookfield Global Transition Fund tem como objetivo proporcionar fortes retornos financeiros ajustados ao risco para os investidores e causar impactos ambientais significativos para as pessoas e para o planeta”.