Adriana Venturini integra colegiado de obra sobre Governança Sustentável; edital é lançado no Global Meeting – Circuito COP30

Procuradora federal da AGU destaca potencial da advocacia pública como referência em responsabilidade institucional e celebra o lançamento da publicação em auditório ao ar livre: “me senti praticamente no Ibirapuera”

03/08/2025 22h56 - Atualizado há 2 semanas

Adriana Venturini integra colegiado de obra sobre Governança Sustentável; edital é lançado no Global Meeting
George Vieira

A procuradora federal Adriana Venturini, chefe da Procuradoria Geral Federal (PGF) da Advocacia-Geral da União (AGU) integra o colegiado da coordenação editorial da obra coletiva Governança Sustentável: A visão brasileira do novo Sistema Fiscal e Tributário com impacto socioambiental. A PGF comentou a posição com entusiasmo durante o Simpósio de Instrumentos Fiscais e Tributários Sustentáveis, evento especial do Global Meeting – Circuito COP30, promovido pelo Instituto Global ESG em parceria com a AGU.

 

O lançamento do projeto ocorreu em um auditório ao ar livre, cuja ambientação chamou a atenção dos participantes. “Fiquei aqui sentada, olhando e agradecendo a oportunidade de estar nesse auditório ao céu aberto. Eu me senti praticamente no Ibirapuera, porque realmente é um lugar lindíssimo, uma estrutura de qualidade absolutamente diferenciada”, declarou Venturini, destacando a experiência simbólica do momento.

 

A procuradora, que atua na Procuradoria-Geral Federal (PGF), celebrou a oportunidade de colaborar com a coordenação, ao lado de grandes nomes, de uma obra que pretende reunir propostas técnicas e acadêmicas para o fortalecimento de políticas fiscais com responsabilidade socioambiental. “Estou muito honrada de ter sido chamada para a coordenação. Já estou aqui com mil ideias, olhando minha equipe, e tenho umas 15 sugestões de artigo”, revelou, sinalizando a riqueza de conteúdos esperados para a publicação.

 

A obra foi lançada por meio de edital de chamada pública para submissão de artigos, iniciativa conjunta da AGU, da Escola Superior da AGU (ESAGU) e do Instituto Global ESG. A publicação integra os marcos editoriais do Programa ESG20+ e do Movimento ESG na Prática, que celebram os 20 anos do conceito ESG e visam a consolidação de um novo Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

 

Com essa iniciativa, a advocacia pública pretende ampliar sua contribuição estratégica na construção de soluções jurídicas que promovam justiça fiscal, transparência e impacto socioambiental positivo. “A ideia é que essa seja só a primeira edição, porque muita coisa boa é produzida. E eu acho que a gente tem que compartilhar isso e dar escala, para que a advocacia pública seja o exemplo — e que a gente possa aprender e também ensinar bastante, construir juntos”, afirmou Venturini.

 

O edital com todas as diretrizes e prazos para submissão de artigos já está disponível no site oficial do Instituto Global ESG. A expectativa é reunir contribuições de juristas, economistas, gestores públicos e estudiosos comprometidos com a transformação do sistema tributário em um instrumento de desenvolvimento sustentável.


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa