O escritório Arnone Advogados, com mais de 25 de anos no direito tributário e na promoção do desenvolvimento sustentável, teve participação estratégica no Simpósio de Instrumentos Fiscais e Tributários Sustentáveis – edição especial do Global Meeting – Circuito COP30, realizado em Brasília pela Advocacia-Geral da União e pelo Instituto Global ESG, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento normativo e a aplicação de soluções jurídicas voltadas à sustentabilidade fiscal e à transição ecológica.
A participação da Arnone Advogados no simpósio foi marcada por uma atuação técnica e na mediação de debates de alto nível.
Coube à advogada Gláucia Uliana, diretora da banca e especialista em políticas públicas e sustentabilidade, conduzir os trabalhos do painel especial promovido pela Câmara Nacional de Articulação e Governança Jurídica Interinstitucional e Federativa para a Sustentabilidade (Sejan/AGU) e pela Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e Desenvolvimento Sustentável (Pronaclima/AGU).
A mediação demandou uma leitura precisa da complexidade institucional envolvida na construção de um sistema fiscal que dialogue com a agenda climática.
“Mediar um painel com representantes da Sejan e do Pronaclima foi uma oportunidade ímpar de contribuir para o debate sobre instrumentos jurídicos que fortalecem a governança ambiental e a articulação federativa. O simpósio demonstrou como a integração entre normas fiscais e compromissos climáticos é essencial para uma transição ecológica justa e efetiva. Para nossa equipe jurídica, foi também um exercício desafiador de escuta técnica e de conexão entre diferentes frentes institucionais”, destacou Gláucia Uliana.
A presença da Arnone Advogados como apoiadora técnica do evento reforçou a expertise da banca em temas complexos que exigem atuação jurídica transversal — envolvendo direito tributário, ambiental, constitucional e governança pública — além da sua capacidade de contribuir com soluções estruturantes para políticas de sustentabilidade fiscal.
Além de Gláucia, a banca contou com a participação do sócio-fundador e nominal Alexandre Arnone, do sócio-diretor em Brasília, Sóstenes Marchezine, e do advogado Bruno Junqueira, tributarista da unidade São Paulo. Advogados e colaboradores da equipe de Brasília e integrantes da unidade paulista também acompanharam a programação, reforçando a atuação multissetorial e interdisciplinar do escritório.
Reconhecido por sua atuação no campo do direito tributário, ESG e políticas públicas, a Arnone Advogados compôs o núcleo de apoio técnico-jurídico do Global Meeting, que resultou em debates qualificados sobre finanças sustentáveis, transações tributárias inovadoras, instrumentos de incentivo fiscal e o novo Fundo Verde.
A programação integrou as ações do Programa ESG20+ (Legado 2004–2024 & Ação 2025–2045) e do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG), com apoio da Frente Parlamentar ESG na Prática, entre outras instituições públicas e privadas.
A participação da banca consolida sua posição como referência jurídica na formulação e implementação de soluções normativas voltadas à sustentabilidade fiscal, ambiental e social.