A Associação Brasileira das Câmaras Municipais (ABRACAM) reivindicou protagonismo dos vereadores e das câmaras municipais na condução das políticas públicas de sustentabilidade no Brasil. Em reunião institucional realizada durante o Global Meeting – Finanças Sustentáveis, o presidente da entidade, Rogério Rodrigues — vereador no município mineiro de Coromandel por seis mandatos e também advogado — defendeu que a verdadeira transformação do país deve começar pela base da pirâmide política: o poder legislativo local.
Segundo Rogério, “o político mais importante desse país não é o deputado — vai me desculpar — é o vereador”, ao enfatizar que o vereador está em contato direto com as necessidades da população e conhece como ninguém a realidade do povo brasileiro. “É ele que sabe a altura do portal da casa da dona Maria”, completou, usando uma metáfora para ilustrar a proximidade entre o parlamentar municipal e os cidadãos.
O presidente da ABRACAM denunciou ainda a “miopia” nacional que invisibiliza o papel das câmaras municipais no desenho e na aplicação de políticas públicas, e defendeu que discussões como as que envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança) sejam priorizadas no âmbito municipal.
“Quando se pergunta o que é ODS, muitos vereadores e prefeitos ainda acham que é nome de shampoo ou desodorante. É preciso mudar essa realidade com formação e informação”, alertou.
Ele reforçou que o Brasil conta com 5.570 câmaras municipais e mais de 58 mil vereadores em atividade, o que representa um exército capaz de fazer a diferença se for adequadamente mobilizado e capacitado.
Durante o encontro, Rogério Rodrigues afirmou que a ABRACAM recebeu com entusiasmo o convite para participar do debate e se comprometeu a engajar as câmaras municipais na implementação dos ODS e na agenda ESG.
“Nada melhor do que o vereador, ninguém melhor do que o vereador conhece a realidade do povo brasileiro”, disse.
Ao final de sua intervenção, o presidente da ABRACAM defendeu que a entidade seja inserida formalmente nas estratégias nacionais para o desenvolvimento sustentável, em parceria com instituições públicas e privadas, como forma de garantir que a mudança de mentalidade e de práticas comece, efetivamente, pela base.
“Nós não vamos mudar o Brasil daqui. Vamos mudar o Brasil a partir da base.”
Saiba mais:
Sobre a ABRACAM: A Associação Brasileira das Câmaras Municipais é uma entidade representativa do legislativo municipal, que atua em defesa do fortalecimento institucional das câmaras de vereadores em todo o Brasil. Promove a qualificação legislativa, articulação federativa e disseminação de boas práticas para o desenvolvimento local.
Sobre o Instituto Global ESG: O Instituto Global ESG é um centro de excelência em sustentabilidade, governança e impacto social. Atua na articulação entre governos, empresas e sociedade civil para implementar o Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, com ações técnicas, legislativas e formativas em todo o país.
Sobre o Global Meeting – Finanças Sustentáveis: Realizado em Brasília, o Global Meeting é um encontro interinstitucional que reúne lideranças do setor público, empresarial e da sociedade civil para debater o papel das finanças sustentáveis na agenda ESG. O evento integra o Circuito COP30 e impulsiona ações estratégicas em parceria com o Programa ESG20+.
Sobre o Programa ESG20+: Com base nos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, o ESG20+ é uma agenda estruturante para os próximos 20 anos (2025–2045), conectando o Brasil aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e às boas práticas internacionais. A iniciativa é liderada pelo Instituto Global ESG, em articulação com a Frente Parlamentar ESG na Prática e diversos órgãos públicos e privados.