IBICT firma compromisso com os 20 Princípios Norteadores do ESG e integra o Programa ESG20+

Reunião institucional contou com o deputado Flávio Nogueira e marcou a adesão oficial do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ao movimento ESG na Prática, com foco em ciência, tecnologia e políticas públicas sustentáveis

16/06/2025 07h55 - Atualizado há 2 semanas

IBICT firma compromisso com os 20 Princípios Norteadores do ESG e integra o Programa ESG20+
Paola Comin

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), firmou adesão oficial ao Programa ESG20+ por meio da assinatura do Protocolo de Engajamento aos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável.

 

A assinatura foi realizada durante reunião interinstitucional promovida pelo Movimento ESG na Prática, na sede do Instituto Global ESG, em Brasília, com a presença do deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG).

 

A agenda estratégica reuniu os pesquisadores da Coordenação de Tecnologias Aplicadas e Novos Produtos do IBICT, Carolina Toriani Dias e Thiago Oliveira Rodrigues, que representaram a instituição na assinatura do compromisso.

 

O encontro contou também com a participação de Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo do Movimento ESG na Prática e da FPESG; Paola Comin, coordenadora de relações internacionais; e Ana Clara Moura, coordenadora de relações institucionais e governamentais.

 

O ato de assinatura consolida a parceria entre o IBICT e o Programa ESG20+ (2025–2045), e fortalece a integração entre produção científica, informação estruturada e formulação de políticas públicas orientadas por evidências. Durante o encontro, foi apresentado o Mapa Conceitual da Informação para Sustentabilidade (MACIS), um sofisticado instrumento desenvolvido pelo IBICT a partir de 15 bases de dados, 14.128 textos analisados e cerca de 50 milhões de palavras processadas. A ferramenta sintetiza um panorama da sustentabilidade e serve de base para decisões informadas e pesquisas estratégicas.

 

O Parlamento brasileiro tem um papel central na consolidação de uma governança pública sustentável e baseada em dados, em estreita colaboração com instituições como o IBICT”, afirmou o deputado Flávio Nogueira.

 

A adesão do IBICT ao Programa ESG20+ integra a estratégia de fortalecimento do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG), atualmente em fase de Consulta Pública. A parceria viabiliza contribuições técnicas essenciais para a sistematização normativa das diretrizes ESG no país e impulsiona a atuação do IBICT como colíder no Conselho Permanente de Inovação e Tecnologias Limpas do Programa.

 

O IBICT é uma referência em ciência da informação e agora passa a contribuir diretamente com o movimento ESG na Prática, com o Programa ESG20+ e com o esforço multissetorial de construção de uma agenda de futuro para o Brasil”, destacou Sóstenes Marchezine.

 

Para a pesquisadora Carolina Dias, “a assinatura do protocolo simboliza o engajamento do IBICT com uma governança científica transformadora, comprometida com as agendas do século XXI e com a articulação entre dados, tecnologias limpas e políticas públicas sustentáveis”.

 

Segundo o pesquisador Thiago Rodrigues, “o MACIS é um exemplo de como a ciência pode oferecer ferramentas concretas para orientar políticas, monitorar avanços e enfrentar lacunas no campo da sustentabilidade. A parceria com o Instituto Global ESG amplia esse potencial”.

 

A coordenadora internacional do Instituto Global ESG, Paola Comin, também celebrou o compromisso: “A ciência da informação é uma base estruturante para os pilares ESG. A integração do IBICT ao movimento é um marco para o ecossistema internacional de inovação sustentável”.

 

A adesão ao Protocolo ESG20+ reforça o papel do IBICT como centro estratégico de inteligência científica e posiciona o instituto como referência na integração entre dados, ciência, inovação e sustentabilidade — pilares essenciais para o futuro das políticas públicas no Brasil e no mundo.

 

 

Saiba mais sobre o IBICT:

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia é uma unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, com missão de promover a produção, organização, integração e difusão da informação científica e tecnológica.

 

Saiba mais sobre o Instituto Global ESG, o Movimento ESG na Prática e o Programa ESG20+:

O Instituto Global ESG é a entidade promotora do movimento interinstitucional ESG na Prática, responsável pela condução técnica do Programa ESG20+ (2025–2045), baseado nos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa busca integrar o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil na construção de soluções regulatórias, institucionais e operacionais para o avanço da agenda ESG no Brasil.

 


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa