A humanidade esgota hoje os recursos naturais disponíveis para 2024, segundo um alerta da Global Footprint Network, organização internacional especializada em pegada ecológica. Este dia, conhecido como Dia da Sobrecarga do Planeta, marca o momento em que o consumo global de recursos ultrapassa a capacidade de regeneração do planeta, obrigando a humanidade a viver "a crédito" até o final do ano.
De acordo com os cálculos da organização, a demanda por recursos naturais está 1,7 vezes acima da capacidade dos ecossistemas da Terra de se regenerarem. Este desequilíbrio tem impactos graves, incluindo a sobrecarga dos oceanos, desmatamento, erosão do solo, perda de biodiversidade e aumento das emissões de CO2.
Esses fatores contribuem para o aquecimento global e para o agravamento de eventos climáticos extremos, afetando a segurança alimentar global. Desde que a Global Footprint Network começou a monitorar a pegada ecológica em 1971, o Dia da Sobrecarga do Planeta tem ocorrido cada vez mais cedo. Em 1984, os recursos eram suficientes apenas até novembro, e em 1993, até outubro.
O registro de 2024 representa um novo recorde, antecipado para um dia antes de 2023, refletindo o crescente ritmo de consumo.
Embora a pandemia de 2020 tenha causado uma leve redução no consumo, o aumento contínuo na utilização de recursos é preocupante. Para enfrentar esse desafio, a União Europeia implementou hoje uma nova diretiva que exige aos fabricantes de produtos como frigoríficos e smartphones a oferecer serviços de reparação a preços acessíveis e a fornecer peças de reposição até 2026.
A lei pretende usar a reciclagem e a reutilização, com o objetivo de reduzir o desperdício e a pegada ecológica. Dados das Nações Unidas indicam que a produção global de resíduos eletrônicos atingiu 62 milhões de toneladas em 2022, um aumento de 82% em relação a 2010. Desses, 4,6 milhões de toneladas são provenientes de pequenos equipamentos como smartphones e laptops.
O recondicionamento desses dispositivos pode reduzir significativamente a pegada de CO2, água e resíduos, com potencial para adiar o Dia da Sobrecarga do Planeta em até quatro dias. A plataforma de produtos recondicionados Refurbed destacou que cada pessoa, em média, possui 2,72 smartphones antigos em casa, que representam um desperdício considerável de recursos.
A plataforma defende uma mudança para uma economia mais circular e solicita ação urgente contra o desperdício de recursos eletrônicos. A Global Footprint Network também revelou que países como o Qatar esgotaram seus recursos já em 11 de fevereiro, enquanto os Estados Unidos atingiram esse marco em 14 de março.
Os últimos países a esgotar seus recursos serão o Equador e a Indonésia, em 24 de novembro. A crescente pressão sobre os recursos naturais do planeta sublinha a necessidade urgente de mudanças estruturais em nosso consumo e produção para garantir a sustentabilidade futura do nosso ambiente.