05/07/2024 às 10h03min - Atualizada em 05/07/2024 às 10h03min

Ministro Padilha celebra Plano Safra em evento com a Conaf no Instituto Global

Para o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, compromisso valoriza produtor rural e conhecimento tradicional

Da Redação
Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, esteve presente na Solenidade de Posse do novo quadro de Secretários Temáticos da Confederação Nacional de Agricultura Familiar (Conaf) e no Coquetel de Integração Interinstitucional, comemorando o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. O evento foi na sede do Instituto Global ESG, em Brasília, abordando o tema “Agronegócio Familiar como Pilar para o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Brasil”.

Padilha destacou a importância histórica do novo Plano Safra para apoiar o trabalhador do campo e exaltou a ação do Governo Federal. "É um compromisso do Presidente Lula. Compromisso em afirmar o modelo de produção agrícula que valorize o produtor rural, a agricultura familiar, o conhecimento tradicional, as comunidades, que se combina com a alta tecnologia, com o mercado, pra gente não só importar, mas produzir maquinário aqui, Gerando mais emprego, mais renda."


O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 foi lançado na última quarta-feira, numa cerimônia promovida pelo Governo Federal, com a participação do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; Ministros de Estado; autoridades diversas dos 3 Poderes e das esferas federal, estaduais e municipais; gestores de órgãos e instituições financeiras; ampla comitiva da Conaf; especialistas e stakeholders do agro.

O Plano é uma iniciativa estratégica destinada a apoiar os agricultores familiares em todo o Brasil. O plano inclui medidas para melhorar a produção agrícola, incentivar práticas sustentáveis e garantir a segurança alimentar.

Hebert Levi Pereira Nunes, Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Secretário de Planejamento e Gestão da Conaf, destaca que “este plano representa um compromisso firme do governo com o setor agrícola, promovendo políticas públicas justas e acessíveis a todos os agricultores familiares”.

 
Este ano, iniciativa prevê um aumento significativo nos recursos destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), totalizando R$ 441 bilhões. Esse investimento visa fomentar a sustentabilidade e rentabilidade no campo, refletindo os bons resultados obtidos nas safras anteriores.

Para Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global, as pessoas costumam associar o tema ESG aos grandes empresários. "O Plano Safra, de fato, atende as necessidades da agricultura familiar, atende as particularidades do setor. E hoje nós estamos abordando a agricultura familiar como pilar estratégico para o desenvolvimento econômico sustentável do País. Precisamos atrair o olhar para as práticas ESG também neste segmento." 

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura Familiar (Conaf), Gedir Santos Ferreira, ressaltou as perspectivas deste momento, que traz para o segmento e para o mercado, grandes inspirações. Já para a Secretária de Comércio e Relações Internacionais da Conaf, Paola Comin, os melhores nomes foram reunidos para a nova fase da instituição. "A minha função é abrir o mercado internacional, capacitar desde o micro até o grande produtor, para colocar os nossos produtos brasileiros nas gôndolas do exterior."

O Instituto Global
 
O Instituto Global ESG é uma organização que promove a responsabilidade socioambiental e a governança pública e privada no Brasil. Fundado por Alexandre Arnone, o instituto lidera o movimento interinstitucional ESG na Prática, que celebra a implementação do conceito ESG, cunhado por Kofi Annan em 2004. Kofi Annan, ex-Secretário-Geral da ONU e Nobel da Paz, foi um pioneiro na integração de práticas ambientais, sociais e de governança no setor corporativo global.
 
O Instituto Global ESG se dedica a fomentar práticas de governança ambiental, social e econômica através de iniciativas como a criação e manutenção de um portal de notícias, o Global ESG e podcasts que discutem o tema de maneira interdisciplinar. O Instituto Global também promove estudos técnicos, cursos de capacitação, eventos e encontros interinstitucionais, conectando de forma responsável o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, em agendas de alto nível. “Estamos comprometidos em disseminar o conhecimento e promover a transformação cultural necessária para um futuro sustentável”, afirma Alexandre Arnone, Chairman do Grupo Arnone e líder da Arnone Advogados, firma jurídica com atuação em todo o Brasil.

ESG na Prática

O movimento “ESG na Prática” promove a integração de ações sustentáveis entre a iniciativa privada, sociedade civil e o poder público. A missão é conectar diversos setores da sociedade para fomentar uma cultura de sustentabilidade que seja efetiva e mensurável. 

Neste ano de 2024, o movimento “ESG na Prática” valoriza como mote a celebração dos 20 anos de criação do conceito ESG. Para comemorar, o movimento lançou a campanha ESG 20 Anos, com diversas ações e iniciativas ao longo do ano, destacando duas décadas de avanços e desafios na implementação de práticas sustentáveis.

O Instituto Global ESG fomenta, ainda, iniciativas técnicas nas corporações e entidades, a exemplo do Balanço Socioambiental, diretriz há 20 anos apresentada pelo Conselho Federal de Contabilidade com a edição da norma NBCT15. Essa norma hoje se performa como um clamor internacional para fins de concretização de investimentos e de promoção do desenvolvimento sustentável: a metrificação das ações, com foco no combate ao chamado greenwashing (ou “maquiagem verde”).
 
Acordo de Cooperação Firmado entre a CONAF e o Instituto Global ESG
 
Em um marco para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira, a CONAF e o Instituto Global ESG firmaram um acordo de cooperação histórico para integrar os princípios ESG na rotina dos pequenos e médios produtores rurais. Este acordo, assinado pelo Presidente da CONAF Brasil, Gedir Santos Ferreira, pela Secretária Nacional da entidade, Paola Comin e por Sóstenes Marchezine, Vice-presidente do Instituto Global ESG, visa:
 
Promover a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis, como agroecologia e agricultura regenerativa.
Apoiar o desenvolvimento social e econômico dos produtores, garantindo acesso a crédito, assistência técnica e mercados.
Ampliar o mercado de biodiesel e outras iniciativas da economia verde.
Promover a agricultura familiar brasileira no cenário internacional como modelo de sustentabilidade e inovação.
 
“Com esta parceria, estamos colocando a agricultura familiar na vanguarda da agenda ESG”, afirma Sóstenes Marchezine. Alexandre Arnone acrescenta: “Este acordo fortalece a posição do Brasil como líder em sustentabilidade e sublinha nosso papel na promoção da segurança alimentar através de práticas agrícolas inovadoras e seguras”.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa