Cerimônia de premiação Em uma cerimônia especial no Salão Nobre Multiuso Kofi Annan, na sede do Instituto Global ESG em Brasília, Alexandre Arnone, Chairman do Grupo Arnone, foi homenageado com a outorga da Medalha Kofi Annan. A comenda, que celebra o legado do ex-Secretário-Geral da ONU e vencedor do Nobel da Paz, criador do Pacto Global e do conceito ESG, reconhece a contribuição transformadora de Arnone, das suas iniciativas e organizações, e das empresas do grupo, nos últimos 25 anos.
A honraria foi entregue em comitiva a Arnone por Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG. Co-fundador, junto com Alexandre, do movimento interinstitucional ESG na Prática e da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, Marchezine reforçou a importância da colaboração público-privada por meio dessas plataformas, cuja secretaria-executiva é exercida pelo instituto.
“A promoção deste reconhecimento a Alexandre Arnone numa edição limitada comemorativa dos 20 anos do ESG é um marco. A comenda Kofi Annan simboliza não apenas um legado, mas também o compromisso contínuo com as práticas sustentáveis e a governança responsável que Alexandre sempre promoveu em sua trajetória”, destacou Sóstenes Marchezine, que também é sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados em Brasília, além de ser representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), no âmbito da Presidência da República.
O evento, que reuniu parte da equipe de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro do conglomerado e organizações Arnone, ocorreu no espaço temático assinado e batizado com o nome, a imagem e legado de Kofi Annan, autorizado pela família do diplomata ganês e homologado internacionalmente pela Kofi Annan Foundation. Arnone foi destacado por seu papel relevante no estudo, na implementação e na promoção das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), conceitos fortemente inspirados pela atuação de Annan na ONU.
Durante a cerimônia, o Instituto reforçou o lançamento da campanha “ESG 20 anos”. Em 2024, a iniciativa de Annan ao cunhar o conceito ESG como pilares unificados marca duas décadas de existência. O movimento interinstitucional ESG na Prática identificou e alçou Kofi Annan como patrono, reconhecendo seu legado ao destacá-lo como “O Homem do Planeta”, expressão honorífica que é parte integrante da comenda, desenvolvida em edição limitada com o apoio técnico da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, a Abrahm.
“O legado de Annan nos inspira a continuar promovendo uma face humana para o mercado global”, afirmou Alexandre Arnone, ao receber a medalha. O lema “Quem se importa, ganha!” de Annan serve como um chamado à ação para líderes empresariais e instituições.
O evento sublinhou o compromisso do Instituto Global ESG e do Grupo Arnone com a responsabilidade socioambiental, demonstrando seu papel essencial no desenvolvimento sustentável.
Legado de Kofi Annan
Kofi Annan, que exerceu o cargo de Secretário-Geral da ONU entre 1997 e 2006, é amplamente reconhecido por seu impacto duradouro em questões globais. Primeiro africano a liderar as Nações Unidas, Annan foi uma força transformadora, promovendo a paz e a segurança global. Durante sua gestão, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2001, junto com a ONU, em reconhecimento aos seus esforços para revitalizar a organização e promover a cooperação internacional.
Entre suas realizações mais notáveis, está a introdução do Pacto Global em 2000, que se tornou o maior movimento corporativo do mundo, incentivando empresas a adotar práticas sustentáveis e responsáveis. Annan foi também o arquiteto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançados em 2000, estabelecendo metas ambiciosas para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável até 2015. Esses objetivos foram a base para os atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030, ampliando o compromisso global com a sustentabilidade.
Além de cunhar o conceito ESG em 2004, Annan foi um defensor fervoroso da efetiva implementação de práticas ambientais, sociais e de governança, buscando integrar esses princípios nas operações corporativas e nas políticas públicas. Sua visão de um mercado global mais humano continua a inspirar líderes em todo o mundo.
Annan deixou um legado de dedicação à igualdade, direitos humanos e desenvolvimento sustentável, sendo lembrado não apenas como um diplomata, mas como um visionário que acreditava que “Quem se importa, ganha”, uma filosofia que ressoa fortemente no trabalho do Instituto Global ESG e de sua rede de parceiros. Kofi Annan faleceu em 2018, mas sua força e legado continuam sendo difundidos no mundo pela Kofi Annan Foundation e por iniciativas conjunturais como essa criada no Brasil a partir do movimento ESG na Prática, tendo Annan como grande fonte de inspiração e figura de patrono.
Perfil de Alexandre Arnone
Alexandre Arnone é um líder reconhecido por sua visão inovadora e capacidade de transformar desafios em oportunidades. Advogado com mais de 25 anos de atuação profissional nas áreas do Direito Tributário e Empresarial, ele é Chairman do Grupo Arnone, um conglomerado internacional de empresas multissetoriais com foco no desenvolvimento econômico sustentável.
Ele está à frente da firma jurídica Arnone Advogados Associados, com atuação estruturada em todo o Brasil, e é co-fundador de entidades e organizações como o Instituto Global ESG, o Instituto de Desenvolvimento Social e Humanitário (Idehm), o Instituto S Company de Governança Socioambiental, o Instituto Minetoo de Mobilidade Aérea, com foco na efetivação multimodal do transporte como Direito Social, e o Instituto de Regularização Fundiária do Brasil (IRFB), entre outros de grande relevância em temáticas promotoras da sustentabilidade, além da iniciativa e liderança do próprio movimento interinstitucional ESG na Prática.
Sua atuação vai além do mundo corporativo. Alexandre é um dos fundadores da Frente Parlamentar ESG na Prática no Congresso Nacional, a FPESG. Plataformas como essas refletem seu compromisso com a integração das melhores práticas de governança, responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade nas políticas públicas, promovendo um diálogo contínuo entre o setor privado, a sociedade civil e os Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Sob a liderança visionária de Arnone, em linha de atuação com Sóstenes Marchezine, a sede do Instituto Global ESG e do Grupo Arnone em Brasília tem sido palco para encontros institucionais e diálogos sobre sustentabilidade com autoridades de alto nível, como parlamentares municipais, estaduais e federais; Ministros de Estado e Secretários Nacionais; Governadores; autoridades do sistema Judiciário, a exemplo da Presidência do Supremo Tribunal Federal, Ministros de Tribunais Superiores, Conselheiros Nacionais, magistrados juízes e desembargadores; além de lideranças do setor produtivo, entidades associativas, de classe e especialistas de diversas áreas, corpos diplomáticos, autoridades internacionais e stakeholders de todo o ecossistema ligado, direta ou indiretamente, ao desenvolvimento econômico sustentável.
Alexandre tem contribuído ativamente, ainda, com o aperfeiçoamento do ESG no contexto público e institucional. Recentemente, assinou um artigo publicado no tradicional portal Jota, em coautoria com Sóstenes Marchezine, discutindo tecnicamente o protagonismo do Tribunal de Contas da União (TCU) na consolidação das diretrizes ESG, à medida que o órgão avança para a transição da espinha dorsal metodológica de fiscalização e ordenação do poder público e da sociedade, alterando e amadurecendo o índice iGG para o índice iESGo. A abordagem é pioneira e colabora ativamente com a essência desafiadora da implementação prática do ESG, em benefício do desenvolvimento econômico sustentável.
Alexandre Arnone é mais do que um renomado advogado, empreendedor obstinado e arrojado líder empresarial; ele é um visionário que entende que o verdadeiro sucesso é medido pelo impacto positivo que podemos ter no mundo, alinhando o resultado econômico com a transformação social e ambiental. Seu compromisso com o ESG e seu papel como mentor e inspiração para as futuras gerações destacam sua contribuição inestimável para o desenvolvimento sustentável, tornando-o uma figura central na governança socioambiental público-privada e no cenário profissional, institucional e corporativo do Brasil e do mundo.
Para Alexandre Arnone, em suas próprias palavras, o que o move diariamente é “empreender com consciência, prosperar com responsabilidade”, lema que dissemina de forma incansável em seus esforços de engajamento do mundo empresarial e da conjuntura institucional.