A plataforma de compras online OLX divulgou que 60% dos brasileiros acham que estão bem informados sobre sustentabilidade, mas quando o assunto é ESG, 72% das pessoas não conhecem. Entre os que conhecem, 93% acreditam que o papel das grandes empresas nas práticas sustentáveis é importante.
A pesquisa avalia a importância da sustentabilidade nos dias atuais, além de identificar e compreender as percepções dos consumidores. Regina Botter, diretora geral da OLX, diz ser um caso interessante, já que 33% da geração Z, que nasceram praticamente junto à internet e seus avanços, desconhecem o termo.
“A pesquisa traz um recorte curioso, pois os indicadores mostram que a população tem noção do que é sustentabilidade, mas desconhece o ESG. Nem os mais jovens, da geração Z, demonstraram grande conhecimento do termo”, analisa a especialista.
Botter também destaca os números que revelam a compreensão geral sobre Economia Circular – modelo econômico feito para evitar o desperdício e aproveitar o máximo dos recursos disponíveis. Cerca de 26% dos respondentes não sabem do que se trata essa prática. E 96% dos entrevistados acreditam ser importante.
98% das pessoas da geração X – nascidas entre 1965 e 1981 – conhecem a Economia Circular. O grupo aparece em primeiro lugar quando o assunto é conhecer o conceito. Em seguida vem a geração Y: nascidos entre 1982 e 1994. Entre estes, 96% estão informados sobre o modelo econômico. A mesma porcentagem representa os Baby Boomers, nascidos entre entre 1945 e 1964.
Por outro lado, também é possível analisar a noção do modelo a partir das regiões do Brasil. 100% dos entrevistados do norte afirmam que a economia circular é fundamental. 96% da população do nordeste entrevistada crê na essencialidade da economia circular. A região centro-oeste aparece logo atrás, com 94%. Sudeste e sul empatam com 95%.
O estudo abrange também os tópicos de consumo consciente e marcas ambientalmente conscientes. 84% preferem comprar marcas que sejam mais responsáveis ambientalmente e quase metade diz não optar por compras não sustentáveis. 20% não levam isso em consideração. A geração Z é a que mais pratica a ação, com 52%.
O relatório ainda aponta que 47% acredita que comprar de grandes marcas fere mais o meio ambiente do que comprar de marcas artesanais. 53% da geração Z concordam com a afirmação. 17% disseram não levar isso em consideração.
Quem é responsável pela sustentabilidade?
A pesquisa também responde a isso, mostrando que para 73% dos entrevistados, esse é um trabalho para agentes sociais. 20% apontam para a importância das pessoas fazerem sua parte. 17% pontuaram a ação dos governos.
21% da geração X responsabiliza os governos. Na geração Z, 11% dos responsáveis culpam as empresas privadas. Na divisão por regiões, 64% do centro-oeste acredita que a responsabilidade seja algo coletivo. No sul e no centro-oeste, 19% apontam os governos como principais responsáveis.
A pesquisa quantitativa online foi encomendada pelo Grupo OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners entre os dias 3 e 12/01/2024. Foram entrevistadas 600 pessoas para o estudo.