05/04/2024 às 12h41min - Atualizada em 05/04/2024 às 12h41min
Dia Internacional da Consciência: Cultura de Paz e Tolerância
Data promove as relações pacíficas entre as pessoas motivadas
Por ONU
Por ONU
Freepik Proclamada pela Assembleia Geral da ONU no ano de 2000, a data promove as relações pacíficas entre as pessoas motivadas pela defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
A resolução que estabeleceu o #DiaDaConsciência realça o apelo universal pelo fim da distinção por raça, sexo, religião ou qualquer outro fator de identificação, defendendo uma cultura de paz e consciência sobre os direitos humanos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e são dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade”.
Saiba mais:
O conceito de cultura de paz foi consolidado durante o Congresso Internacional sobre a Paz nas Mentes Humanas, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em julho de 1989 na Costa do Marfim.
Com base em um significado mais amplo e positivo de paz, uma cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições e costumes, modos de comportamento e modos de vida que refletem e são direcionados ao respeito pela vida, pelos seres humanos e seus direitos, à rejeição da violência em todas as suas formas e ao reconhecimento da igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A cultura de paz promove a adesão aos princípios da tolerância, solidariedade e pluralismo, enfatizando a aceitação das diferenças e da compreensão entre nações, grupos étnicos, religiosos, culturais e entre indivíduos.