Com investimentos desde 2012, numa cifra de $193 bilhões nas fontes renováveis nos segmentos de Geração Distribuída ( GD ) e Geração Centralizada ( GC ) que esta última, é a energia gerada em grandes usinas e enviada aos consumidores pelas linhas de transmissão.
Em 2024 as usinas de geração distribuída e centralizada de Energia Solar já tem investidos, apenas este ano, 12 bilhões em novos investimentos de capital.
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Houve um crescimento de mais da metade da fonte, comparado ao primeiro trimestre de 2023. Comparados a início de ascensão dos investimentos em 2012, chegando a quase 194 Bilhões, conforme dados fornecidos pela associação.
Com este grande crescimento em investimentos, o Brasil gera cerca de mais de 1 milhão de empregos verdes, que atuam de forma sustentável, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de empresas, tipo ações como a redução de emissão de carbono e do consumo de recursos naturais, e investimento em projetos de preservação. E arrecadando cerca de mais de R$50 bilhões de impostos aos cofres públicos.
O mercado solar de energia nacional, produz cerca de 27,8 GW provenientes dos sistemas de geração própria de energia e pouco mais de 12,75 GW pelas usinas solares de grande porte (acima de 3 MW).
Uma fonte limpa e renovável chega a evitar que 46 milhões de toneladas de C02 fossem jogadas na atmosfera nos últimos 12 anos. Informa a ABSOLAR.