A gigante no ramo de higiene e limpeza, YPÊ e a Casa dos Ventos, acabam de firmar um acordo para a autoprodução de energia renovável. A parceria com a empresa líder em geração renovável, deve durar até 2039.
Com este contrato vigente, a Ypê vai consumir energia gerada no Nordeste, que chegará através de linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional, que possibilita esse formato de geração distribuída, ou seja, o consumo e a origem em locais diferentes por todo país.
Localizado no Rio Grande do Norte, o parque eólico Rio do Vento, será o responsável pela produção desta eletricidade. Este complexo, um dos maiores do mundo, tem mais de 1 Gigawatt de capacidade instalada de energia renovável, gerada pelo vento. A quantidade pode ajudar a evitar aproximadamente dois milhões de toneladas de emissões de gases do efeito estufa.
“Essa parceria é mais um passo em direção à redução de emissões de CO2 do Brasil, e que permite viabilizar, inclusive, produtos ainda mais sustentáveis para os consumidores. Além disso, confere o protagonismo da Ypê na gestão da sua energia e impulsiona a jornada da neutralização de emissões das atividades da empresa”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
“Estamos dando um importante passo para a autoprodução de energia renovável, suprindo aproximadamente 40% do nosso consumo de eletricidade. A ação nos ajuda a avançar nessa agenda de reduzir o impacto ao ambiental e a garantir segurança energética, em linha com a nossa missão de contribuir para a construção de um mundo cada vez melhor”, diz Gustavo de Souza, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.