19/09/2024 às 07h38min - Atualizada em 19/09/2024 às 07h38min

Congresso Nacional de ESG reúne grandes lideranças para impulsionar a sustentabilidade no Brasil

Alexandre Arnone apresentará a recente criação da Frente do ESG no Congresso Nacional e será destaque no painel sobre “Transformação Social e Crescimento Sustentável”

Divulgação do Evento

O Congresso Nacional de ESG, marcado para os dias 16 e 17 de outubro de 2024, será realizado no Centro de Eventos da AMCHAM Brasil, em São Paulo, sendo o maior evento de sustentabilidade da América Latina. Com o tema “A Era da Jornada ESG: Impulsionando um Futuro Sustentável, Diante dos Desafios de Governança Ambiental, Social e Corporativa”, o congresso reunirá autoridades, líderes empresariais e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades da implementação de práticas ESG.

Organizado pela Associação Brasileira de ESG, o evento promete ser um marco nas discussões sobre sustentabilidade no Brasil e será uma importante plataforma de preparação para a COP 30. As discussões estarão centradas em três pilares principais: Ambiental, Social e Governança, abordando temas como mudanças climáticas, energias renováveis, economia circular, biodiversidade, inclusão social, equidade de gênero, blockchain, inteligência artificial e compliance.

Um dos destaques do evento será Alexandre Arnone, Chairman do Grupo Arnone, Fundador e Presidente do Instituto Global ESG e Co-Fundador da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), recentemente constituída no âmbito do Poder Legislativo Federal e que será apresentada no Congresso. Arnone participará do painel “Transformação Social e Crescimento Sustentável” no dia 17 de outubro, às 16h40. Alexandre, com 25 anos de atuação à frente da Arnone Advogados, escritório que integra a sustentabilidade ESG em suas práticas jurídicas, destaca: “Precisamos transformar os desafios globais em oportunidades concretas, integrando o ESG às estratégias de governança para gerar impacto positivo no Brasil e no mundo.”

O Instituto Global ESG, através do movimento interinstitucional ESG na Prática, inspirado no legado visionário de Kofi Annan, fomentou a criação da FPESG no Congresso Nacional, para a qual oferece apoio técnico contínuo. Além disso, o instituto indicou seu vice-presidente, Sóstenes Marchezine, para a função de Secretário-Executivo da FPESG. Marchezine destaca: “A Frente congrega mais de 200 parlamentares, entre Deputados Federais e Senadores, com representantes de todos os estados e regiões do país, além de contar com a participação de 100% dos partidos com representação no Congresso Nacional. O órgão legislativo, que será lançado em cerimônia no dia 22 de outubro em Brasília, evidencia tratar-se de uma pauta suprapartidária e não ideológica, unindo todas as linhas políticas e institucionais em prol do desenvolvimento sustentável no Brasil.

O evento contará com diversos outros palestrantes, tais como: Cristovam Ferrara, Diretor de Responsabilidade Social da Globo, André Borges, Diretor de Sustentabilidade do Ifood, Rafael Morais, CFO da Caixa Vida e Previdência, Iuri Mendonça, CEO da CEMIG Sim, Pedro Moro, Presidente da CPTM, Marcelle Paiva, COO América Latina da Oracle, Roberto Braun, Diretor de Comunicação e ESG da Toyota e Presidente da Fundação Toyota, Camila Novaes, Diretora de Marketing e Head do Comitê de Inclusão e Diversidade da VISA, Luis Guggenberger, Presidente do Instituto Ultra, Vivian Broge, Vice-Presidente de Relações Humanas e Marketing da TOTVS, David Canassa, Diretor Executivo da Reservas Votorantim, Carolina Graça, Head de Sustentabilidade América Latina da Bayer, João Zeni, Diretor de Sustentabilidade e ESG da Electrolux América Latina, entre outros.

A programação geral do congresso trará painéis focados em temas críticos como mudanças climáticas, saúde mental e bem-estar no trabalho, combate ao racismo, liderança feminina, tecnologias emergentes para ESG, greenwashing e governança corporativa. Esses tópicos são fundamentais para moldar o futuro das práticas de sustentabilidade no Brasil, criando uma ponte entre o setor corporativo, governamental e social.

Além de promover uma maior conscientização, o congresso visa fortalecer a colaboração entre empresas, governos e a sociedade civil, criando soluções práticas para os principais desafios globais. Cristiano Lagôas, fundador e presidente da Associação Brasileira de ESG, ressalta: “O evento visa fomentar a troca de ideias, aprendizados, práticas e networking entre os participantes e consolidar a sustentabilidade e o ESG nas organizações. Este é o espaço para que líderes de diferentes setores troquem experiências e tracem estratégias reais para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade. A convergência de ideias pode gerar um impacto profundo para o futuro.”

O Congresso Nacional de ESG também será uma oportunidade para destacar a importância das parcerias público-privadas e o papel da governança ética em organizações de diferentes portes. Empresas de setores diversos compartilharão suas melhores práticas para se adaptar às demandas de uma economia cada vez mais voltada à responsabilidade ambiental e social.


Convergência Interinstitucional

Além da organização pela Associação Brasileira de ESG, o evento conta com o apoio institucional e correalização da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) - Sesc Senac, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (FENABER), e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).

Também estão envolvidos no evento a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ), o Conselho Federal de Química (Sistema CFQ/CRQs), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (ABICLOR), a Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (APINE), e a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

Outras entidades relevantes incluem a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE), e a Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação (P&D Brasil).

Entidades do setor de saúde e tecnologia também estão presentes, como a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), a Ambev, a CEMIG Sim, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL), o Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA), e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Além disso, o evento conta com o engajamento do Campari Group, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação Brasileira de Apoio à Adoção (AsBraAP), e do Rabobank, entre outras.


Instituições Apoiadoras

O evento conta também com o apoio de instituições relevantes, como SOS Mata Atlântica, Fundação Gol de Letra, Vocação, Fundação Julita, Aliança de Misericórdia, Espaço Educacional e Cultural Quilombo Guarani, Passos Mágicos, Gaia+, AVA - Associação de Vozes Atípicas, Casa Ronald McDonald™, Instituto Adus, Associação Brasileira de Dislexia, Instituto Ramacrisna, Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), Associação Nosso Sonho, Solar Ita Wegman, Américas Amigas - Juntas Contra o Câncer de Mama, Instituto Verdescola, e Instituto Crescer.

Outras instituições que também apoiam o evento incluem o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Museu Judaico de São Paulo, Phi - Filantropia Inteligente, NHR Brasil, iBeac, Fundação Porta Aberta, Escoteiros do Brasil, Instituto Rodrigo Mendes, Copaíba - Em Defesa da Mata Atlântica, Arredondar - Você Faz a Diferença, Gastromotiva, Instituto Mundo Aflora, e Gota de Leite.


Empresas Participantes

O evento contará com a presença de importantes empresas, como Worley, Visa, Am3, TOTVS, Oracle, Positivo Tecnologia, Autodesk, Globant, Sodexo, e Kroll, representando o setor de tecnologia e inovação. No setor de saúde e bem-estar, estarão presentes empresas como Hospital Sírio-Libanês, Hcor, Odontoprev, Hapvida, Hospital Albert Sabin, e Afya.

Entre as indústrias e conglomerados multinacionais destacam-se Bridgestone, Parker, Votorantim, Ambipar, Fábrica Carioca de Catalisadores, Tamarana, COTY, e Roche. O setor financeiro e de seguros será representado por Banco do Brasil, Caixa Vida e Previdência, Deloitte, Mapfre, KPMG, e MarshMcLennan.

Empresas focadas em energia, sustentabilidade, economia verde e ESG, como Agro LABORSAN, Syngenta, Carbon Free Brasil, Rumo, DUNGHEINRICH e Grupo Arnone, também estarão presentes, assim como grandes marcas dos setores de varejo e serviços, como Leroy Merlin, iFood, Rappi, BeFly, Center Norte, Bourbon Hotéis e Resort, e Travelex.


O Evento

Local: Centro de Eventos da AMCHAM Brasil, São Paulo – SP

Data: 16 e 17 de outubro de 2024

Para mais informações sobre o congresso, incluindo detalhes sobre palestrantes, programação, expositores e inscrições, basta acessar: https://www.congressodeesg.org.br.


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa