22/02/2024 às 15h11min - Atualizada em 22/02/2024 às 15h11min
“Pauta ambiental tem que fazer parte da agenda do BC”, diz Campos Neto
Durante evento em Brasília, o presidente do Banco Central listou medidas implementadas na instituição para incentivar práticas sustentáveis
João Kerr
Marcelo Camargo/Agência Brasil Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou nesta quarta-feira (21) que discussões sobre preservação ambiental precisam estar na pauta da autoridade monetária. A fala foi em um café da manhã junto a integrantes da Frente Parlamentar da Economia Verde, em Brasília.
O executivo destacou o sucesso do Brasil na implementação de energia e agricultura limpas, mas que o país “não foi tão bem” na ligação das práticas sustentáveis a investimentos. Porém, o interesse por títulos de crédito sustentáveis é demonstrado pela demanda de quase R$ 6 bilhões pela mais recente emissão soberana de crédito verde, segundo Campos.
Durante seu pronunciamento, o presidente do BC listou uma série de inciativas da instituição com o objetivo de promover práticas sustentáveis. A criação do Bureau de Crédito Rural; o uso de critérios de sustentabilidade na gestão das reservas internacionais; o Comitê de Economia Sustentável do BC e o Relatório sobre Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos são alguns exemplos.
Ainda no evento, Campos Neto se afastou de incentivos tributários e subsídios a práticas sustentáveis. Segundo ele, os recursos devem se alocar em setores mais eficientes “de forma natural”.
*Contém informações de InfoMoney e Valor Econômico