O Comitê Californiano de Energia aprovou o investimento de 1,9 bilhões de dólares, até o ano de 2027, em projetos visados para zerar a emissão de carbono nao modal rodoviária no estado. Algumas medidas são a criação de uma rede de hidrogênio para abastecimento de carros e a construção de pontos de carregamento para carros elétricos.
O setor de transporte, juntamente com a produção de combustíveis, é o principal contribuidor para quase metade das emissões de gases de efeito estufa na Califórnia e para 80% da poluição atmosférica do estado. Visando combater esses impactos, a Califórnia definiu o objetivo de tornar o transporte completamente neutro em carbono até 2045. Para isso, implementou normativas que determinam que, até 2035, todas as vendas de veículos novos, incluindo carros, picapes e SUVs, devem ser de modelos com zero emissões. Além disso, até 2036, planeja cessar a venda de caminhões médios e pesados que utilizam combustíveis fósseis.
Os planos do governo do estado incluem várias propostas, como o investimento de 1 bilhão de dólares para infraestrutura de caminhões e ônibus com bateria elétrica, 650 milhões para infraestrutura de carregamento de veículos leves, 46 milhões para oportunidades em ascensão, 5 milhões para desenvolver a força de trabalho em veículos de emissão zero e 130 milhões para infraestrutura portuária com emissão zero. Além disso, este plano, de acordo com a organização, permitirá mais 40 mil novos carregadores de veículos elétricos no estado.
Por fim, os investimentos darão suporte também a iniciativas abrangendo desde incentivos financeiros diretos até programas de descontos, beneficiando empresas, organizações sem fins lucrativos, comunidades indígenas e entidades governamentais. A Comissária Principal de Transporte da CEC ( Comitê Californiano de Energia), Patty Monahan, disse: “Precisamos ter certeza de que esta é uma infraestrutura de abastecimento com emissão zero para todos. Ao investir uma grande parte dos fundos para beneficiar comunidades de baixos rendimentos e desfavorecidas, o Estado está a garantir que as comunidades mais necessitadas tenham melhor acesso a carregadores e menos poluição causada por camiões e autocarros.”, fecha a funcionária pública.