Medalha Kofi Annan: Grupo R2 e todo seu ecossistema de impacto socioambiental consolida liderança internacional histórica em sustentabilidade

Comenda internacional reconhece as marcas e iniciativas do grupo brasiliense por promoverem sustentabilidade, inclusão social e cultura alinhadas ao ESG e aos ODS da ONU

05/07/2025 12h30 - Atualizado há 6 horas

O Instituto Global ESG homenageou nesta sexta-feira (4/7) o Grupo R2 e todo seu ecossistema de impacto socioambiental com a Medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta, uma das mais importantes comendas internacionais de sustentabilidade e responsabilidade social.

 


 

A premiação, realizada no complexo Na Praia Parque, em Brasília (DF), reconheceu o conjunto de ações promovidas pelos empresários Rafael Damas, Ricardo Emediato, Bruno Sartório e Eduardo Alves, fundadores do grupo, e suas equipes, além de contemplar todas as suas marcas, como o Mané Mercado, o próprio Na Praia Parque, o Na Praia Festival, o Esfera, o Instituto Fome de Música e outras labels próprias.
 

 

Instituída pelo Instituto Global ESG em parceria com a Família Annan e a Fundação Kofi Annan, a medalha foi cunhada em edição especial para marcar os 20 anos do ESG (acrônimo de Ambiental, Social e Governança), conceito impulsionado por Kofi Annan em 2004 e que se transformou em referência mundial de desenvolvimento sustentável. 

Num simbolismo ainda maior, o Grupo R2 também celebra 20 anos de história, com uma campanha especial de conexões reais e sustentabilidade.
 

O Instituto Global ESG tem a honra de conceder hoje a certificação e a comenda oficial da medalha ‘Busumuru’ Kofi Atta Annan, uma homenagem a instituições e lideranças que transformam o presente — e inspiram o futuro”, destacou Eduardo Roque, que - além de ser vice-presidente do Instituto Fome de Música, foi especialmente escolhido a ser o mestre de cerimônias da solenidade, também na qualidade de apresentador do "Por Todo o DF" e Embaixador Social do SBT.


Segundo Roque, a condecoração foi aprovada pela família de Kofi Annan e homologada internacionalmente pela Fundação Kofi Annan, reforçando seu simbolismo.

 



Em tom de celebração, Ana Clara Moura, coordenadora de relações institucionais e governamentais do Instituto Global ESG, frisou:

Hoje, celebramos mais do que uma conquista — celebramos uma escolha. A escolha diária do Grupo R2 por eventos sustentáveis, por ações culturais inclusivas, por impacto social genuíno. A comenda Kofi Annan reconhece não apenas resultados, mas valores.

 

O Grupo R2, além de ser referência na realização do Na Praia Festival — considerado o maior evento lixo zero do mundo — também atua fortemente no combate à fome.

 

Um dos exemplos é o projeto Fome de Música, criado no período da pandemia, que já arrecadou e distribuiu mais de 2 milhões de quilos de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Essa mobilização foi o ponto de partida para a criação do Instituto Fome de Música, que atuar de forma estruturante em políticas de segurança alimentar, cultura e desenvolvimento social.

 

 

Que assim como o legado visionário e inspirador de Kofi Annan, que promoveu a integração de práticas ambientais, sociais e de governança nas estratégias corporativas e institucionais globais, a R2 e todo seu ecosistema continuem sendo vetores do ESG e exemplos do cumprimento das boas práticas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no contexto da Agenda 2030”, afirmou Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, cofundador do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, secretário-executivo da a Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG) e coordenador-geral do Programa ESG20+ e do Global Meeting - Circuito COP30.

 

Para Marchezine, que também é advogado, conselheiro da OAB/DF e representante da OAB Nacional na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), no âmbito da Presidência da República, além da épica e histórica honraria, a conexão com a R2 é por propósitos: 

"Seguiremos juntos na missão primária de cuidar das pessoas, da paz, do planeta, das parcerias e da prosperidade - os 5Ps da Sustentabilidade. A parceria reforça a missão dos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável e dos avanços, a partir deles, do Programa ESG20+, que conecta o poder pública, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada num plano de ação convergente para os próximos 20 anos, a partir do movimento ESG na Prática. É uma honra contar; também, com a R2 e seu ecossistema no Circuito COP30 do Global Meeting", finalizou Sóstenes Marchezine, sócio-diretor do Grupo Arnone, da Arnone Soluções e da Arnone Advogados em Brasília, um ecosistema multissetorial que conecta os eixos legal, empresarial e institucional.


O Na Praia Festival, onde ocorreu a entrega, se tornou internacionalmente reconhecido como espaço-modelo de gestão ambiental e social, adotando os 17 ODS da Organização das Nações Unidas como diretrizes para suas ações e programações até 2030. Além disso, o Grupo R2 vem consolidando projetos de inovação com governança socioambiental, inclusive com iniciativas gastronômicas de impacto, como o Mané Mercado.


Ao receber a honraria, Eduardo Azambuja, um dos sócios fundadores homenageados do Grupo R2, agradeceu em nome de toda a equipe e destacou:

Receber a medalha que leva o nome de Kofi Annan é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma inspiração. Nós acreditamos na força transformadora da arte, da cultura, da sustentabilidade e da inclusão social, e queremos seguir avançando para multiplicar este impacto.

 


A solenidade ainda contou com a entrega de certificados, assinaturas de termos de compromisso e a presença de outros nomes de destaque do ecossistema R2, como Gustavo Emediato (diretor de entretenimento), Saulo Sarmento (diretor do Mané Mercado), Rafael Roda (diretor comercial da Esfera), do próprio Eduardo Roque (vice-presidente do Instituto Fome de Música), dentre outros membros da equipe, reforçando a diversidade de áreas de atuação contempladas na premiação: do maior evento lixo zero do mundo ao desenvolvimento de negócios gastronômicos e sociais de alto impacto.

 

 

Ao encerrar o evento, Eduardo Roque reforçou o significado da medalha: “Parabéns ao Grupo R2! Que esta honraria seja mais uma semente para futuros ainda mais brilhantes.

 

A Medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan, nomeada com o título tradicional ganês de Busumuru — a maior distinção civil de Gana concedida a Annan por sua trajetória — busca perpetuar a mensagem de que “quem se importa, ganha”, lema cunhado pelo ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz.

 



Com a entrega ao Grupo R2, o Instituto Global ESG reforça o compromisso de estimular empresas, governos e organizações a adotar padrões cada vez mais elevados de responsabilidade ambiental, social e de governança, inspirando mudanças reais para um mundo mais justo e sustentável.

 

 

Confira o vídeo desse momento histórico:


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa