O Departamento de Energia americano (DOE) anunciou um novo fundo de financiamento em 100 milhões de dólares. Tal ação visa apoiar projetos de remoção e armazenamento de carbono para fortalecer e criar um cenário econômico viável para a indústria de remoção de carbono nos EUA.
Em 2021, o DOE lançou o projeto "Carbon Negative Shot", visando a captura direta do CO2 do ar e o reflorestamento. A partir deste novo financiamento, a entidade pública busca projetos de sequestro do carbono do solo, a remoção do gás do oceano, e o armazenamento em escala de gigatoneladas por menos de 100 dólares por tonelada métrica líquida de CO2 até 2032.
Ademais, segundo o DOE, haverá um foco pelo fundo em incluir projetos de remoção do carbono em biomassa, na mineração e na inovação tecnológica, criando um possível ecossistema de descarbonização no Estado americano. Brad Crabtree, assistente secretário de energia fóssil e gestão de carbono disse“O financiamento do DOE para pilotos de tecnologia de remoção de dióxido de carbono e instalações de teste ajudará a acelerar a comercialização e a implantação mais ampla de tecnologias que são essenciais, não apenas para alcançar as metas líquidas de zero da administração Biden-Harris, mas também para permitir a limpeza do legado emissões depois disso.”