Os parisienses votaram neste domingo, 4, para decidir se as SUVs devem pagar o triplo do valor normal para estacionamento. Capital francesa visa tornar-se uma cidade totalmente "bike-friendly" e referendo vai de acordo com tal política.
A proposta estipula um valor de 18 euros (96 reais) por hora para carros que pesam acima ou igual à 1,6 toneladas,e assim desencorajar o uso de carros "volumosos e poluentes", segundo a prefeitura. A medida não afetará "os residentes parisienses e profissionais estacionados em sua zona de estacionamento autorizada, taxistas em estações específicas, artesãos, profissionais da saúde e pessoas com deficiencia".
A prefeita, Anne Hidalgo, comemorou a escolha dos parisienses a favor de uma medida "boa para a saúde do planeta". Sob a gestão da prefeita, houve um aumento de 71% no uso de bicicletas e 84 km de ciclovias foram construídos. A política defende a redução de CO2 na atmosfera, e crê que a utilização de bicicleta é uma boa medida neste combate.
De acordo com as estimativas da prefeitura, o aumento do valor do estacionamento para os veículos SUV deverá gerar € 35 milhões em receitas. A implementação dessa nova medida está prevista para ocorrer após sua apresentação à Câmara Municipal em maio, e entrará em vigor a partir de setembro. Além das SUVs, elétricos híbridos e veículos a combustão sofrerão com tais medidas. Estipula-se o mesmo valor de 18 euros por hora para tais veículos.
A proposta não agrada todos os cidadãos. O grupo de lobby pró-motoristas, denominado "40 milhões de motoristas", iniciou uma petição para defender o direito dos motoristas de escolherem livremente seus veículos. O grupo afirmou: "Precisamos nos opor firmemente a esses ataques à liberdade, disfarçados sob premissas ambientalistas falsas. Se não agirmos agora, essa rebelião injustificada liderada por uma minoria urbana ultra e contrária ao uso de automóveis se espalhará como uma infecção para outras cidades", finaliza Hidalgo.