05/02/2024 às 15h52min - Atualizada em 05/02/2024 às 15h52min

Em favor de bicicletas, Paris triplica tarifa de estacionamento de SUVs

Referendo estima valor de 18 Euros por hora para veículos de 1,6 toneladas ou mais, medida tem excessões

Victor Marchiori
Victor Marchiori
Arch Daily

Os parisienses votaram neste domingo, 4, para decidir se as SUVs devem pagar o triplo do valor normal para estacionamento. Capital francesa visa tornar-se uma cidade totalmente "bike-friendly" e referendo vai de acordo com tal política.

 

A proposta estipula um valor de 18 euros (96 reais) por hora para carros que pesam acima ou igual à 1,6 toneladas,e assim desencorajar o uso de carros "volumosos e poluentes", segundo a prefeitura.  A medida não afetará "os residentes parisienses e profissionais estacionados em sua zona de estacionamento autorizada, taxistas em estações específicas, artesãos,  profissionais da saúde e pessoas com deficiencia". 

 

A prefeita, Anne Hidalgo, comemorou a escolha dos parisienses a favor de uma medida "boa para a saúde do planeta". Sob a gestão da prefeita, houve um aumento de 71% no uso de bicicletas e 84 km de ciclovias foram construídos. A política defende a redução de CO2 na atmosfera, e crê que a utilização de bicicleta é uma boa medida neste combate. 

De acordo com as estimativas da prefeitura, o aumento do valor do estacionamento para os veículos SUV deverá gerar € 35 milhões em receitas. A implementação dessa nova medida está prevista para ocorrer após sua apresentação à Câmara Municipal em maio, e entrará em vigor a partir de setembro.
Além das SUVs, elétricos híbridos e veículos a combustão sofrerão com tais medidas. Estipula-se o mesmo valor de 18 euros por hora para tais veículos.

 

A proposta não agrada todos os cidadãos. O grupo de lobby pró-motoristas, denominado "40 milhões de motoristas", iniciou uma petição para defender o direito dos motoristas de escolherem livremente seus veículos. O grupo afirmou: "Precisamos nos opor firmemente a esses ataques à liberdade, disfarçados sob premissas ambientalistas falsas. Se não agirmos agora, essa rebelião injustificada liderada por uma minoria urbana ultra e contrária ao uso de automóveis se espalhará como uma infecção para outras cidades", finaliza Hidalgo.

 






 

 

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