O Instituto Global ESG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) formalizam, na próxima quarta-feira (7/5), um Acordo de Cooperação Geral com foco em ações conjuntas de sustentabilidade, inovação tecnológica e governança no setor agropecuário. A assinatura do termo ocorrerá na sede da Embrapa, em Brasília (DF), durante o evento comemorativo dos 52 anos da instituição, às 18h30, no auditório José Irineu Cabral.
Assinam o acordo a Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o Diretor de Governança da Embrapa, Alderi Araújo, o Fundador e Presidente do Instituto Global ESG e Chairman do Grupo Arnone, Alexandre Arnone e o Vice-Presidente do Instituto Global ESG, Sóstenes Marchezine. O evento vai contar com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e representantes de ambas as entidades.
O acordo simboliza a consolidação de uma parceria estratégica com potencial de gerar resultados relevantes para o setor produtivo. Um dos primeiros frutos esperados dessa colaboração é o desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade Corporativa – Embrapa ESG na Prática, que será construído em conjunto pelas equipes técnicas das duas instituições. A proposta é transformar o conhecimento técnico-científico da Embrapa em soluções aplicáveis aos desafios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) enfrentados por organizações públicas e privadas.
Entre os principais eixos do acordo estão:
Engajamento de parceiros e captação de investimentos
A colaboração prevê a atuação conjunta em eventos internacionais, como a COP 30, com a participação da Embrapa em missões e delegações voltadas à inovação e tecnologias sustentáveis. Também estão previstos o engajamento mútuo em eventos promovidos por ambas as instituições e o fortalecimento de redes colaborativas para a captação de recursos via emendas parlamentares e editais de pesquisa.
Projetos de interesse comum
O acordo contempla o desenvolvimento de programas e iniciativas voltados à sustentabilidade corporativa. O Programa Embrapa ESG na Prática, em fase de construção, será um marco dentro desse esforço conjunto.
Compartilhamento de experiências e competências
A parceria também prevê a participação da Embrapa em conselhos, comitês e grupos de trabalho do Instituto Global ESG, do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e no Programa ESG20+, além da atuação de especialistas do Instituto em instâncias técnicas e estratégicas da Embrapa. O intercâmbio inclui ainda ações de capacitação, treinamentos e eventos voltados ao fortalecimento de competências em ESG nas duas instituições.
A celebração do acordo marca um novo capítulo na construção de soluções sustentáveis para o Brasil e reforça o papel da ciência, da inovação e da cooperação interinstitucional como pilares de um futuro mais resiliente, ético e alinhado às transformações globais.