No dia 13 de maio, terça-feira, às 9h, será realizado o Global Meeting – Finanças Sustentáveis, na sede do Instituto Global ESG, em Brasília (DF). A iniciativa visa apoiar políticas de financiamento que privilegiam projetos de impacto socioambiental positivo, acessíveis a negócios de qualquer porte.
O evento, exclusivo para convidados, reunirá especialistas, investidores, formuladores de políticas e líderes empresariais para debater soluções financeiras acessíveis e inclusivas, capazes de transformar a economia e promover o desenvolvimento sustentável.
Entre os palestrantes confirmados, destaca-se a participação do Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A programação abordará temas estratégicos para o avanço das finanças sustentáveis no Brasil e no mundo, incluindo:
A iniciativa é uma realização do Instituto Global ESG, em rede com o Movimento Interinstitucional ESG na Prática, organizado em parceria com a Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG) e com a Coalizão Sustentável de Frentes e Grupos Parlamentares. O evento também promove o Manifesto dos 20 Princípios Norteadores do ESG e o Programa ESG20+, voltado à construção e ao aperfeiçoamento do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG), cuja consulta pública está aberta na plataforma esg20.org.
O Global Meeting – Finanças Sustentáveis conta com importantes apoios institucionais: Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).
O encontro também conta com o apoio técnico da Arnone Advogados e o engajamento de diversas instituições públicas e privadas, empresas e expoentes do terceiro setor. Reforça, ainda, o papel do Conselho de Financiamentos Diferenciados e Inclusivos, espaço estratégico para explorar novos modelos de financiamento, discutir políticas públicas e fortalecer parcerias que viabilizem investimentos mais justos e alinhados aos princípios ESG.