Dia Internacional do ESG em homenagem ao natalício de Kofi Annan

A iniciativa celebra 8 de abril como o Dia Internacional do ESG para o Desenvolvimento Sustentável

08/04/2025 15h50 - Atualizado há 4 dias

O dia 8 de abril — data de nascimento de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e um dos principais líderes globais na defesa da sustentabilidade — poderá se tornar o Dia Internacional do ESG para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta foi apresentada pelo Instituto Global ESG em parceria com a Rede Internacional de Transportes (RTI), com o apoio do Sistema da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aos países membros da rede. A ação ocorreu durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Indústria de Transporte (CIT) ocorrida em abril de 2024 na Cidade da Guatemala.

No encontro, países membros da Rede de Transporte Internacional aprovaram a Carta de Guatemala, que estabelece a recomendação formal aos governos nacionais para que incluam o 8 de abril em seus respectivos calendários oficiais como o Dia Internacional do ESG. A iniciativa tem como objetivo reconhecer globalmente o legado de Kofi Annan e fortalecer a cultura ESG (Ambiental, Social e de Governança) como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento sustentável.

 

 

Também em 2024, uma comitiva do Instituto Global ESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática esteve em reunião no Itamaraty, em Brasília (DF), com a Diretora do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Gilda Motta, para alinhar a proposta que o Brasil apresentará à ONU para o reconhecimento oficial da data.

“Mais do que uma homenagem a Kofi Annan, a criação dessa data busca reforçar o papel do ESG como um caminho efetivo para construir sociedades mais justas, economias mais equilibradas e empresas mais responsáveis. O legado de Annan nos inspira a promover um desenvolvimento que, de fato, inclua pessoas, preserve o meio ambiente e gere valor sustentável para todos”, destaca o presidente do Instituto Global ESG e fundador da Arnone Advogados, Alexandre Arnone.

Além da proposta de instituição do Dia Internacional do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, também está em pauta o reconhecimento de abril como o Mês de Tributo a Kofi Annan — período dedicado à reflexão sobre os valores e princípios defendidos por Annan: paz, desenvolvimento, inclusão, democracia e responsabilidade corporativa.

Segundo o vice-presidente do Instituto Global ESG e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados em Brasília, Sóstenes Marchezine, o movimento tem ganhado adesão de diferentes instituições internacionais. “Abril passa a ser um mês simbólico para o ESG global, em que queremos incentivar empresas, governos e organizações da sociedade civil a reverenciar o legado de Annan e a renovar seus compromissos com práticas responsáveis e sustentáveis”, afirma.


Celebração da data


O Brasil foi o primeiro país a realizar, de maneira oficial, a celebração do 8 de abril como Dia Internacional do ESG. O evento, realizado em 2024 em Brasília (DF), reuniu autoridades públicas, empresas, representantes da sociedade civil, embaixadores — incluindo o corpo diplomático de Gana — e contou ainda com a participação remota da diretora-executiva da Fundação Kofi Annan.

Agora, em 2025, o país celebra o segundo ano consecutivo da data, enquanto avança nos trâmites diplomáticos e institucionais, junto à ONU e a outros organismos internacionais, em busca do reconhecimento formal.

Confira fotos no Flickr.
 


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa