No marco das celebrações dos 20 anos do ESG, o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) destacou mais de uma centena de autoridades, personalidades, lideranças, instituições públicas, privadas e internacionais, reforçando a relevância das conexões multissetoriais e interinstitucionais.
A cerimônia reafirmou o protagonismo do Brasil na governança socioambiental e homenageou personalidades de impacto em múltiplos setores.
“Reconhecer essas iniciativas é fortalecer o compromisso com um futuro sustentável, inspirado pelo legado de Kofi Annan. Este evento simboliza a união necessária para enfrentar os desafios globais,” declarou Alexandre Arnone, presidente do Instituto Global ESG.
Destaques entre os agraciados Dentre os agraciados, por exemplo, a Caixa Econômica Federal, reconhecida por suas práticas em inclusão social e sustentabilidade; CRC DF e Sistema CFC CRC, pela contribuição no fortalecimento da ética e da governança contábil; Ibama, representado pelo presidente Rodrigo Agostinho e pela superintendente Thays Paiva; OAB DF, por sua atuação na promoção da sustentabilidade e governança.
Ecoari, representada por Isadora Alencar e Kelly Fiel, pelo impacto em sustentabilidade; Fictor, destacada pela liderança em inovação e sustentabilidade; Datapolicy; Grupo Águia Branca, pelo programa Amor que Acolhe, que combina impacto social e sustentabilidade; TIM Brasil, reconhecida por suas iniciativas ESG; Gol Linhas Aéreas, representada por suas práticas de inovação sustentável.
Arnone Advogados, com destaque para Caroline D’Agostine, Gregory Salgueiro e André Vinícius Silva Pinto; Matheus Corrêa da Veiga, pelo impacto em governança corporativa; S Company, representada por Brandon Nogueira; Abralatas, por seu impacto na economia circular e na sustentabilidade; ABIHV, reconhecida por seu papel na habitação sustentável; IBGC, destacado por sua contribuição à governança corporativa; Representantes do Grupo Parlamentar Brasil/BRICS, reforçando o impacto internacional.
Alex Ferreira de Sá; Elisson Freire; Yasmine Cardoso, reconhecida pela atuação no setor ESG; Ana Clara Moura, por sua articulação interinstitucional; Natalia Marchezine, pelo liderança no evento; Paola Comin, destacada pela liderança internacional estratégica; Adriel Brendown, pela atuação na LFTV; Reimão, pela liderança na agência Bseen e comunicação do evento; Juliana Mota; Thiago Silva, responsável pela coleção artística no evento, inspirada no legado de Kofi Annan.
Embrapa, reconhecida por sua inovação em sustentabilidade; CNSaúde, por suas iniciativas no setor de saúde; CONAF, representada por lideranças estratégica; Editora Verde Vida, por seus projetos inovadores; Agência Presença e Conexões, pela Revista Global ESG.
Abrig, como instituição e por seus representantes; IBI e FPPA, como instituições e por seus representantes; Abiquim, como instituição e por seus representantes; OAB DF, como entidade e por sua presidente da comissão de crédito de carbono; Eduardo Marchioro, e grupo Promarc e Elite Led; ABC, enquanto entidade, e por seus representantes; Ueslei Estrela; Samara Macedo; CNODS, como instituição e por seu secretário-executivo, Lavito Bacarissa; Representantes do Grupo Parlamentar Brasil/BRICS; ESG Summit, como iniciativa e por seus representantes.
Gláucia Uliana; Nicholas Agria; Arnone Advogados, como escritório jurídico e por seus representantes, como advogados Caroline D’Agostine, Fernando Parente, Gregory Salgueiro, Fernando Parente e André Vinícius Silva Pinto; S Company, como instituição e por seus representantes, como Brandon Nogueira; Idehm, como instituição e por seus representantes, como Marlene Ribeiro; Grupo Arnone, como conglomerado de empresas e por seus representantes, como Júlio Colombo, Erick Rezende; Editora Verde Vida, como empresa e por seus representantes.
Todos os deputados e senadores empossados na estrutura organizacional da FPESG; Missões diplomáticas, embaixadores e representantes internacionais; Abralatas, como instituição e por seus representantes; Aline Souza e Centcoop; Líderes de equipes, responsáveis pela produção e realização do evento e da extensa programação; Cícero Yamazaki, em representação pessoal e das seguintes instituições: CYX, BNI - Business Networking Internacional, Ecotrade, Rede REN Brasil e Rede de Nikeis; Rita, Representante da Dahll Comercio Internacional, da CECIEX, da FIESP, da SP Negócios e da COMEX - Associação Comercial do Estado de São Paulo
Todos as instituições e personalidades agraciados com a Medalha Kofi Annan; Poder 360, GPS Brasília e Portal Global ESG; Jinru Yang, Chinesa, BRICS; Luisa Correa da Veiga; ANATC, como instituição e por seus representantes: TIM, como instituição e por sua representante; ELO, como instituição e por seus representantes; dentre outras instituições.
Com a presença de diplomatas de países como Gana, China, Japão, Reino Unido, Angola, entre outros, o evento também os homenageou e reafirmou o impacto global do ESG. Representantes do Banco dos BRICS e do BRICS Institute reforçaram a relevância da integração econômica e social entre os blocos globais.
Com centenas de lideranças e instituições participantes e reconhecidas e representações de todos os continentes, o evento reafirma a liderança do Brasil na agenda ESG e estabelece um modelo de cooperação internacional para o futuro.
“Este evento é mais do que uma grande homenagem aos protagonistas desta pauta. É um compromisso com o futuro,” concluiu Flávio Nogueira, presidente da FPESG.
“A sustentabilidade transcende fronteiras e une nações em um propósito comum. Este evento simboliza essa conexão,” declarou Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG.
Confira a lista completa dos agraciados no site do movimento ESG na Prática e no especial ESG 20 anos.