A Rede ESG, lançada durante a solenidade da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional, representa um marco estratégico para a sustentabilidade no Brasil. Com o objetivo de convergência com frentes e grupos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de órgãos colegiados, a iniciativa estabelece uma coalizão interinstitucional e setorial para coordenar esforços em prol do desenvolvimento sustentável.
Sob a liderança do Instituto Global ESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, a Rede ESG tem como base os 20 Princípios Norteadores do ESG, que consolidam o Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG).
Esses princípios, denominados ESG20+, foram oficialmente assinados durante o evento, simbolizando um compromisso coletivo com práticas de governança ética, preservação ambiental e inclusão social, e traçando diretrizes claras para os próximos 20 anos de ações ESG no Brasil e no mundo.
Eles alinham a agenda parlamentar e setorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando o papel do Brasil como líder global na agenda de sustentabilidade.
“O compromisso com esses princípios é a base para um futuro em que governança, inclusão e preservação ambiental caminhem lado a lado”, afirmou o deputado federal Flávio Nogueira, presidente da FPESG.
“A Rede ESG é mais do que uma coalizão – é uma força transformadora que conecta setores e estabelece as bases para o futuro sustentável que queremos construir juntos,” afirmou Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG.
Confira o ESG20+, aqui:
princípios.esg20.org Reconhecimentos e homenagens Durante a cerimônia, foram entregues as Medalhas “Busumuru” Kofi Annan a lideranças e entidades que contribuíram para a promoção da sustentabilidade global. A honraria reafirma o impacto do ESG na construção de um futuro mais justo e inclusivo. Além disso, autoridades, personalidades e instituições públicas e privadas foram agraciada com uma Moção de Honra e a Medalha Kofi Annan.
Revista Global ESG e Prêmio de Jornalismo: impulsionando conhecimento e conscientização A Revista Global ESG, lançada oficialmente no evento, se destaca como uma plataforma essencial para disseminar boas práticas, parcerias e estudos no contexto ESG. Disponível em formato digital, a publicação é uma ferramenta valiosa para inspirar transformações sustentáveis.
Acesse a revista em:
ed1.revistaglobalesg.com.br.
O evento também marcou o anúncio do Prêmio Global ESG de Jornalismo, uma iniciativa que celebra os 20 anos do conceito ESG e reconhece produções jornalísticas de impacto socioambiental.
Saiba mais em:
premioglobalesg.com.br.
Campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora” Promovida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha reforça a integração entre o Judiciário e as diretrizes ESG. Destacando pilares como carbono zero, inclusão social e governança ética, a iniciativa é um chamado à ação para enfrentar os desafios climáticos e sociais.
“A sustentabilidade precisa ser um pilar central em todas as instituições, e esta campanha reforça a importância do compromisso coletivo em transformar intenções em resultados,” destacou Alexandre Arnone, fundador do Instituto Global ESG.
O vídeo da campanha pode ser conferido aqui:
cnj.esg20.org O evento, que também contou com o Jantar de Integração Interinstitucional, simbolizou a união de esforços entre líderes públicos e privados, celebrando duas décadas do ESG com perspectivas para um futuro ainda mais promissor.
Mais informações sobre a Rede ESG e seus projetos estão disponíveis em
fpesg.org.
Saiba mais sobre o evento. Acesse as fotos no Flickr. Assista à transmissão ao vivo. Confira o vídeo institucional.