06/12/2024 às 10h12min - Atualizada em 06/12/2024 às 10h12min

ABIHV fortalece diálogo com o Movimento ESG na Prática em encontro no Instituto Global ESG

Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde reforça papel estratégico do setor para a descarbonização e neoindustrialização no Brasil

A Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV) deu um importante passo no fortalecimento do diálogo com o Movimento Interinstitucional ESG na Prática ao participar de uma agenda estratégica no Instituto Global ESG, em Brasília. O instituto exerce a secretaria-executiva da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional; já o movimento cumpre a missão de interface técnica e de convergência multissetorial entre as instituições públicas e privadas.
 
 
O encontro ocorreu como um desdobramento do 2º Seminário Nacional de Política Industrial, promovido pela Câmara dos Deputados, em seu Salão Nobre, com o apoio da ABDI e da FPESG, que abordou as oportunidades e desafios do setor de hidrogênio verde (H2V) no contexto das práticas ESG e do desenvolvimento sustentável.
 
A ABIHV reúne empresas líderes em energia, tecnologia e agronegócio, comprometidas com a descarbonização e a sustentabilidade. Seus associados destacam-se pela inovação e impacto no Brasil e globalmente. Aqui estão alguns dos principais destaques:
 
Atlas Agro: Produção de fertilizantes a partir de hidrogênio verde com operações na Suíça, EUA, Espanha e Brasil.
Auren Energia: Uma das maiores plataformas de energia renovável do Brasil, referência em soluções limpas e inovadoras.
Fortescue: Líder em descarbonização global, com um grande projeto de hidrogênio verde no Ceará.
Casas dos Ventos: Referência em geração de energia renovável e transição energética no Brasil.
EDF Renewables: Líder mundial em energia renovável, com projetos eólicos e solares no Brasil.
European Energy: Desenvolve soluções de energia renovável e hidrogênio verde no Nordeste brasileiro.
Eletrobras: Maior empresa de energia da América Latina, focada em sustentabilidade e inovação.
Qair Brasil: Produtora independente de energia renovável, com projetos em solar e eólica no Brasil.
Neoenergia: Parte do Grupo Iberdrola, atua em geração, transmissão e comercialização de energia renovável.
thyssenkrupp: Líder em tecnologias sustentáveis e transição energética global.
Vale: Pioneira em descarbonização, com investimentos em hidrogênio verde e sustentabilidade industrial.
Voltalia: Desenvolvedora de projetos de energia limpa e renovável em diversas regiões do Brasil.
Yara: Líder global em nutrição de plantas, com forte impacto no agronegócio brasileiro.
 
Além dessas, empresas como Messer, Servtec, Hitachi Energy, Solatio, ArcelorMittal e muitas outras reforçam o compromisso da ABIHV com o avanço da economia de baixo carbono, que podem ser conferidas no seguinte link: https://abihv.org.br/associados. Juntas, essas companhias trabalham para transformar o Brasil em um hub global de hidrogênio verde, contribuindo para uma matriz energética mais limpa e uma economia sustentável.
 
Reconhecimento com Moção Honrosa
 
Durante a visita, a ABIHV foi agraciada com uma Moção Honrosa, concedida pelo Instituto Global ESG, pelo Movimento ESG na Prática e pela Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional, no contexto do lançamento oficial do referido órgão legislativo e da celebração dos 20 anos do ESG, com foco no legado e no chamado à ação da sociedade.
 
 
 
A homenagem reconheceu o papel da associação na defesa e promoção de um marco regulatório robusto para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, fundamental para a sustentabilidade econômica e ambiental do Brasil.
 
A Moção foi assinada pelo deputado federal Flávio Nogueira, presidente da FPESG; por Alexandre Arnone, fundador e presidente do Instituto Global ESG e do Movimento ESG na Prática; e por Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, cofundador do movimento e secretário-executivo da FPESG.
 
Visita ao Salão Nobre Kofi Annan
 
A comitiva da ABIHV visitou o Salão Nobre Kofi Annan, espaço multiuso na sede do Instituto Global ESG, que homenageia o líder ganês e criador do conceito ESG, com autorização da família de Kofi Annan e homologação da Kofi Annan Foundation. O memorial disponível no local celebra o papel transformador de Annan na promoção da sustentabilidade, governança ética e justiça social, oferecendo um ambiente inspirador para o diálogo sobre governança socioambiental.
 
 
20 Princípios Norteadores do ESG
 
No encontro, a ABIHV recebeu o documento dos 20 Princípios Norteadores do ESG, apresentado pelo Instituto Global ESG, pelo Movimento e pela FPESG. Após a apresentação, a associação comprometeu-se a conduzir o engajamento com as diretrizes internamente, avaliando sua aplicação no contexto das iniciativas da entidade e de seus associados.
 
Alexandre Arnone destacou a relevância da ABIHV no contexto do ESG: “A ABIHV tem um papel central na transição para uma economia de baixo carbono. A análise dos 20 Princípios representa uma oportunidade de fortalecer o alinhamento do setor de hidrogênio verde com as melhores práticas de sustentabilidade e governança.”
 
Erick Rezende, conselheiro do Instituto Global ESG e secretário de estratégia institucional da FPESG, complementou: “O setor de hidrogênio verde é estratégico para o Brasil liderar a agenda global de descarbonização. A ABIHV, como representante desse segmento, tem a capacidade de transformar os princípios ESG em resultados concretos para o país e para o planeta.”
 
Os princípios podem ser consultados e estão disponibilizadas para engajamento em: principios.esg20.org.
 
Seminário debate política industrial e sustentabilidade
 
O encontro na sede do Instituto Global ESG foi um desdobramento do 2º Seminário Nacional de Política Industrial, que contou com a participação do Vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin e foi promovido pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados, com apoio da FPESG e da ABDI.
 
“A revitalização da indústria brasileira passa necessariamente pela sustentabilidade e pela inovação. O hidrogênio verde, como apresentado pela ABIHV, representa uma oportunidade estratégica para o Brasil liderar a transição energética global, enquanto gera empregos e promove o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental,” destacou o deputado Flávio Nogueira, presidente da FPESG.
 
A ABIHV participou como painelista, trazendo ao debate o potencial transformador do hidrogênio verde na revitalização da indústria nacional e na promoção de uma economia de baixo carbono.
 
“O hidrogênio verde é um elemento-chave para a neoindustrialização sustentável do Brasil. A ABIHV tem o compromisso de apoiar políticas públicas e iniciativas que promovam uma transição energética responsável,” afirmou Luís Carlos Zavala, presidente da ABIHV.
 
Confira, aqui, a matéria sobre o seminário: https://globalesg.com.br/noticia/2184/seminario-debate-gestao-industrial-baseada-em-sustentabilidade
 
 
Prêmio Global ESG de Jornalismo
 
A ABIHV foi convidada a participar e divulgar o Prêmio Global ESG de Jornalismo, promovido pelo Instituto Global ESG e pela FPESG. O prêmio reconhece reportagens que promovem práticas de sustentabilidade, governança e responsabilidade socioambiental.
 
Confira a matéria sobre o prêmio, aqui: https://globalesg.com.br/noticia/2182/premio-global-esg-de-jornalismo-e-anunciado-em-parceria-com-intercom-redecomciencia-abracom-e-sbpjor
 
Saiba mais em: premioglobalesg.com.br.
 
Revista Global ESG entregue à ABIHV
 
Os representantes da ABIHV receberam a primeira edição da Revista Global ESG, uma publicação que destaca iniciativas e estudos relacionados às práticas ESG. O material foi apontado como um recurso valioso para o fortalecimento de ações no setor de hidrogênio verde.
 
A versão eletrônica da publicação está disponível em: ed1.revistaglobalesg.com.br.
 
O encontro no Instituto Global ESG reafirmou o compromisso da ABIHV com a sustentabilidade e com o avanço de políticas públicas que posicionem o Brasil como líder global na produção e comercialização de hidrogênio verde. A parceria com o Movimento ESG na Prática e os diálogos estabelecidos durante a agenda consolidam a relevância estratégica do setor no contexto nacional e internacional.
 
A diversidade e relevância dos associados evidenciam o papel estratégico da ABIHV na promoção de um futuro mais sustentável para o Brasil e o mundo.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa