08/08/2024 às 17h15min - Atualizada em 08/08/2024 às 23h59min

Desfile ESG mostra que a sustentabilidade não vai sair de moda tão cedo

Evento teve como propósito fomentar o diálogo entre os setores da moda e da beleza.

Por Arthur Mirov - Portal Global ESG
Por Arthur Mirov - Portal Global ESG
Crédito do fotógrafo: Wanderson Jenebro
O AYA Earth Partners sediou no último dia 6 de agosto o segundo evento da Agenda Cinco Transições, “Moda e Beleza: O Futuro é Sustentável” que  tem como propósito fomentar o diálogo essencial entre os setores da moda e da beleza.

Junto com líderes e os principais representantes dos setores, o encontro discutiu soluções estratégicas, criativas e conscientes, que promovam práticas sustentáveis e um modelo regenerativo, resiliente e justo.

O encontro terminou com um desfile da coleção de jeans com algodão regenerativo e rastreável da varejista C&A e modelos do Instituto Cromossomo 21.

As peças possuem certificação Cradle to Cradle®, que observa todos os aspectos da fabricação dos produtos, desde a fonte das matérias-primas, os produtos químicos, a água e energia utilizada na fabricação até as condições sociais na cadeia de valor.

O que é o Cradle to Cradle?

O termo Cradle to Cradle foi criado pelo arquiteto estadunidense William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart.

Trata-se do título de um livro publicado por ambos em 2002, que até hoje é um dos manifestos mais relevantes e influentes do movimento ecológico. 

Conhecido também pela sigla C2C, Cradle to Cradle significa “do berço ao berço”. Basicamente, é uma oposição à ideia de produção “do berço ao túmulo”. Ou seja, a proposta é garantir uma cadeia produtiva que seja circular. Cada ciclo deve ser um novo “berço” para os insumos, desde sua criação até a reutilização.

Essa é uma forma de transformar os atuais processos lineares, que começam na extração, passam uma vez pela produção e terminam no descarte, ou seja referido como “túmulo”. Ao substituir a lógica linear por modelos cíclicos, todos os recursos usados no mercado podem ter utilidade por um período indefinido de tempo.

Dessa forma, no lugar do lixo, temos uma cadeia sustentável. Ela cria as condições ideais para que novos produtos sejam obtidos com qualidade e segurança.

"A idéia da C&A é participar de eventos e talks, como os ocorridos aqui no AYA, para promover uma moda que tenha estilo, mas principalmente que tenha sustentabilidade" diz Cyntia Watanabe, head de sustentabilidade da C&A.

Moda com Impacto Positivo

A C&A tem o compromisso de promover uma moda com impacto positivo, com o objetivo de fazer com que as clientes se sintam bem ao adquirir um produto na C&A e os associados se sintam orgulhosos das contribuições para a sociedade e o planeta. Com uma moda fashion, acessível e feita de forma responsável, a empresa torna as escolhas sustentáveis fáceis para as clientes.

-Unir & Inspirar
-Renovar & Inovar
-Restaura & Liderar


"O desfile foi emocionante, compondo peças sustentáveis, e que são de peças sustentáveis desde a matéria-prima até o processo produtivo" conta Cyntia.

Instituto Cromossomo 21

O Instituto Cromossomo 21 atua em atividades e projetos em prol do desenvolvimento das capacidades e da defesa de pessoas com síndrome de Down, autismo e outras deficiências. Nossas práticas acontecem através das seguintes experiências: palestras, cursos e vivências( com foco no Empoderamento, auto-estima e na educação inclusiva), produções audiovisuais ( filme, séries e campanhas que promovem a reflexão das pessoas) e oportunidades (inserção de pessoas com deficiência no mercado de Trabalho).

Os modelos do Instituto Cromossomo 21 deram um charme tradicional ao desfile. Todo o casting foi de portadores da síndrome T21. "Eles estavam maravilhosos, emponderados e se sentindo muito bem e podendo se expressar através da Moda que ainda é sustentável", conclui Cyntia.
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