22/05/2024 às 09h05min - Atualizada em 22/05/2024 às 09h05min
Google lança primeiro projeto externo de recuperação de calor na Finlândia
Pretensão é fornecer energia de 97% livre de carbono para a comunidade local
Da Redação
by Notícias ESG
Divulgação O projecto irá fornecer 80% da procura de calor para os bairros finlandeses.
Situado nas margens do Golfo da Finlândia, o centro de dados Hamina da Google deverá tornar-se um centro de informação digital e de aquecimento sustentável para o distrito. Em parceria com o fornecedor de energia municipal Haminan Energia, o Google está lançando seu primeiro projeto externo de recuperação de calor. Esta iniciativa visa reduzir a pegada ambiental da empresa e, ao mesmo tempo, aquecer residências e empresas na histórica cidade portuária.
O projeto irá capturar o calor gerado pelo data center Google Hamina, que já opera com 97% de energia livre de carbono. Segundo a Haminan Energia, representará 80% da procura anual de calor para a rede local de aquecimento urbano.
O calor gerado pelo data center será redirecionado e fornecido gratuitamente à rede de aquecimento urbano nas proximidades de Hamina. Esta rede cobre residências locais, escolas e edifícios de serviços públicos.
"O Google e a cidade de Hamina têm uma longa e próspera história juntos,” disse Ilari Soosalu, prefeito de Hamina. “O Google é um excelente exemplo de empresa com um forte compromisso com um futuro sustentável. Temos orgulho de ser a cidade natal do Google na Finlândia."
Como funciona Anteriormente, o calor do data center de Hamina era capturado e usado para aquecer escritórios e edifícios locais. A partir do próximo ano, a temperatura quente proveniente do data center será recuperada para otimizar a eficiência energética da rede de aquecimento urbano e reduzir a sua pegada de emissões de carbono.