20/05/2024 às 12h08min - Atualizada em 20/05/2024 às 12h08min
Butantan recebe maior reconhecimento de divulgação científica e tecnológica do Brasil
Vencedor do Prêmio José Reis, o Instituto foi contemplado por sua trajetória em pesquisa, ensino, cultura e divulgação
Aline Tavares, Butantã
O Instituto Butantan venceu a 44ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A edição deste ano buscou reconhecer instituições ou veículos de comunicação com papel importante na disseminação do conhecimento sobre ciência e tecnologia para o público geral.
O Butantan foi contemplado por sua trajetória de 123 anos de dedicação à pesquisa, ensino, cultura e divulgação científica, seus esforços de comunicação multiplataforma no combate às fake news sobre saúde e a produção diária de conteúdo original baseado em evidências, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Para receber a honraria, o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, representará a instituição em uma cerimônia durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho deste ano.
Além da conhecida contribuição na área da saúde pública desde 1901, com o desenvolvimento de vacinas e soros, o Instituto possui várias frentes para promover o conhecimento e o interesse científico entre todos os públicos, de crianças a adultos, da comunidade leiga aos especialistas.
Localmente, com o Parque da Ciência Butantan, composto pelos museus Biológico, de Microbiologia, da Vacina, Histórico – Espaço Terra Firme e da Saúde Pública Emílio Ribas, mais de 400 mil visitantes por ano têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única, lúdica e interativa.
Seguindo os passos de seu primeiro diretor Vital Brazil, que realizava demonstrações públicas de extração de veneno no início do século XX, atividades como o “Mão na Cobra e outros Bichos” permitem que crianças e adultos interajam de forma segura com serpentes não peçonhentas, lagartos e jabutis, fomentando o conhecimento e a preservação desses animais.
Para além de seus 725 mil m², o Butantan busca levar informação para todas os públicos: cientistas e profissionais da saúde; público em geral, entre crianças e adultos; pessoas que apoiam a ciência e aqueles que ainda têm dúvidas e hesitações relacionadas a vacinas e outros imunobiológicos.
Por meio de seus sites, como o Portal do Butantan, e suas redes sociais, o Instituto conversa diariamente com todos os públicos sobre estudos, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, curiosidades sobre ciência, importância da vacinação, oportunidades de cursos na área e histórias inspiradoras de cientistas, com conteúdos originais e exclusivos.