Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, acaba de disponibilizar a plataforma Alerta-Secas, que permite acompanhar a situação de severidade da seca nos 5570 Municípios Brasileiros, considerando-se a situação atual e o histórico nos últimos 12 meses.
A plataforma se baseia no Índice Integrado de Secas (IIS), um indicador que combina três componentes essenciais: déficit de chuvas, umidade do solo e condição da vegetação. Essa combinação permite avaliar a progressão e os impactos das secas em diferentes regiões do país.
O IIS-3 destaca-se por sua utilidade em avaliar os efeitos da seca na vegetação e na agricultura, enquanto o IIS-6 proporciona uma análise das condições de seca ao longo dos últimos 6 meses, oferecendo uma visão mais ampla e abrangente da situação de seca a médio prazo.
A plataforma também permite acompanhar o percentual da área agroprodutiva potencialmente afetada pela seca em cada município. Essa informação é crucial para a tomada de decisões por parte de governos e agricultores, visando minimizar os impactos da seca na agricultura familiar.
A plataforma Alerta-Secas constitui-se em uma das entregas do Cemaden ao Plano Plurianual (PPA) do governo federal, no âmbito do Programa de Gestão de Riscos e Desastres. Os dados e informações disponibilizados, providos considerando-se metodologia constantemente aprimorada, são periodicamente atualizados e relevantes para subsidiar ações para a mitigação dos impactos da seca em diferentes setores estratégicos do país.
Ressalta-se que os dados visualizados na plataforma Alerta-Secas também são disponibilizados em Boletins Mensais que podem ser acessados em Monitoramento de Seca para o Brasil — Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI (www.gov.br).
Acesse o Mapa Interativo Alerta-Secas