28/03/2024 às 11h21min - Atualizada em 28/03/2024 às 11h21min

Estudo revela tendência de crescimento por moda sustentável e revenda de roupas

Nas compras de roupas o valor é predominante

Bianca Rocha
Bianca Rocha
Freepik

Um novo estudo divulgado pela ThredUp, revelou tendências significativas no mercado de moda sustentável e revenda de roupas nos EUA. Conduzido pela GlobalData, o relatório anual mostra insights sobre o comportamento dos consumidores, o crescimento da revenda de marca e as implicações políticas em relação à sustentabilidade na moda.

O relatório destaca uma crescente aceitação e até mesmo preferência dos consumidores pela compra de roupas de segunda mão. 60% dos entrevistados afirmaram que comprar roupas de brechó proporciona o melhor retorno possível, enquanto 55% acham que aumentariam seus gastos com roupas usadas se a situação econômica não melhorar.

O mercado de revenda de marca também está em ascensão, com um crescimento de 31% em relação ao ano anterior. Atualmente, 163 marcas oferecem lojas de revenda, demonstrando um interesse crescente por parte dos varejistas em adotar práticas mais sustentáveis. Além disso, o estudo revela uma tendência política interessante, com 40% dos eleitores expressando uma maior propensão a votar em candidatos que apoiam a moda sustentável.


O mercado global de vestuário de brechós está em uma trajetória de crescimento notável, projetado para atingir 350 bilhões de dólares até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12%. Nos Estados Unidos, o mercado está crescendo sete vezes mais rápido do que o mercado de varejo de roupas em geral, com expectativa de atingir 73 bilhões de dólares até 2028. A revenda online desempenha um papel fundamental nesse crescimento, com previsão de mais que dobrar nos próximos cinco anos, alcançando 40 bilhões de dólares até 2028, com uma CAGR de 17%.
 

Através das análises, reconhecemos o papel que o governo pode desempenhar na aceleração da transição para um futuro mais sustentável para a moda. Agora no seu 12.º ano, o Relatório de Revenda mostra alguns dos sinais mais promissores de como vai ser esse futuro com maiores níveis de apoio. Até que a moda deixe de ser um dos setores mais prejudiciais da economia global, continuamos a defender que o governo ajude a impulsionar a adoção e a mudança de comportamento na moda.
– James Reinhart, CEO da ThredUp

As preferências dos consumidores também estão se inclinando cada vez mais para compras com desconto e valorização da sustentabilidade. Cerca de 3 em cada 4 consumidores afirmam que o valor é o fator predominante em suas decisões de compra de roupas, enquanto 60% consideram a compra de roupas de segunda mão como a opção que proporciona o melhor retorno possível. Há também um interesse crescente nas marcas, com 38% dos consumidores optando por roupas de segunda mão para acessar marcas mais sofisticadas.

Os resultados também destacam uma crescente adoção de modelos de negócios circulares pelos varejistas, com 87% dos executivos que oferecem revenda afirmando que isso contribuiu para suas metas de sustentabilidade. Além disso, mais da metade (52%) dos executivos afirmam que adotariam modelos de negócios circulares se houvesse incentivos financeiros do governo.


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