22/03/2024 às 07h46min - Atualizada em 22/03/2024 às 07h46min
Normas técnicas para cidades sustentáveis é tema de encontro na Escola Politécnica
ABNT e ISO se uniram para promover evento que trouxe informação e debate sobre normatização de desenvolvimento sustentável
João Kerr e Arthur Mirov
Arthur Mirov Nesta quinta-feira, a ABNT e a Organização Internacional pela Padronização (ISO) reuniram alguns dos responsáveis pela criação de normas para regulamentação de cidades sustentáveis. O evento ocorreu na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Os profissionais trouxeram informação e realizaram debates sobre a importância de normas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. Ao longo de cinco painéis, foram abordados desafios e oportunidades para municípios fazerem uso responsável de recursos, preservar o meio ambiente, manter o bem-estar social e outros temas ligados à sustentabilidade.
“É muito importante reunir essa comunidade para conscientizar os utilizadores das normas – prefeituras, gestores e empresas privadas – e elevar a relevância do desenvolvimento sustentável”. É o que diz Nelson Assal Filho, diretor de Normalização da ABNT.
“As normas entram para trazer clareza, segurança e confiabilidade para superarmos grandes desafios neste campo.”, completa Nelson.
Desde 2014, a ABNT atua em conjunto com a ISO no comitê técnico ISO TC 268. Para isso, a Associação criou a Comissão de Estudo Especial do TC 268.
A intenção das entidades é criar uma linguagem comum no âmbito do desenvolvimento sustentável. Assim, o projeto deve facilitar a cooperação internacional e promover este modelo nas diferentes regiões do mundo.
O ISO TC 268 é coordenado pela AFNOR, organismo nacional de normalização da França. Já foram publicadas 49 normas, 18 estão em desenvolvimento e o TC conta com 40 membros participantes e 32 observadores.