05/03/2024 às 17h06min - Atualizada em 05/03/2024 às 17h06min

Retomada do setor logístico evidencia questões de sustentabilidade

Debate sobre aspectos ambientais, sociais e de governança se intensifica entre os players do mercado global

Glaucia Uliana, head de licitações do Grupo Arnone
Crédito: Freepik

No cenário econômico pós pandemia com a retomada de serviços, comercio e indústria em suas atividades (interrompidas parcial ou totalmente nos anos de 2020/2021), não há dúvidas que as organizações empresariais partem de forma acirrada pela busca da recomposição dos prejuízos amargados.

Nesta retomada, o debate sobre aspectos ambientais, sociais e de governança das organizações se destaca de forma intensificada entre os players do mercado competitivo global. 

Como resposta a este anseio e diferencial competitivo, algumas entidades têm disponibilizado relatórios de divulgação voluntária a respeito da temática ambiental. Nesse processo de divulgação das informações ambientais, Patrocínio, Moura e Silva (2018) afirmam que a Contabilidade Sócio-Ambiental é um importante mecanismo de gestão e geração de informação e o uso da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 15 (NBC T 15) se destaca cada dia com mais ênfase.

Nesse aspecto, diversos estudos vem sendo divulgados por instituições de ensino acadêmico renomado avaliando a forma como as empresas tem evidenciado suas práticas de sustentabilidade (sociais, ambientais e de governança). 

Considerando-se que empresas do setor logístico envolvem transporte aéreo, ferroviário, hidroviário e rodoviário, por meio da organização e distribuição de matérias-primas e produtos, e contribuem para o desenvolvimento das regiões com suas atividades gerando impactos socioambientais “ aa priori” negativos, como poluição da água, do ar e sonora, comprometimento de estruturas físicas e paisagísticas, redução da vegetação natural, dentre outros, há imperiosa gerenciamento pela Sociedade e pelo mercado acerca das formas e ações realizadas de retorno ao meio ambiente e à sociedade que mitiguem esses impactos.

Dentre as pesquisas desenvolvidas e apresentadas ganhou destaque a “Evidenciação das informações ambientais: um estudo com empresas do setor logístico”, a qual após apresentada, foi escolhida para ser publicada pelo InternationalJournal of Scientific Management and Tourism” em agosto de 2023.

Referido estudo cientifico independente comparou os principais players do setor logístico avaliando seus parâmetros e evidenciações de sustentabilidade. Considerando os dados da B3, as empresas do setor logístico no Brasil analisadas foram Azul S.A., Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., Cosan Logística S.A., Ferrovia Centro-Atlântica S.A., Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., Investimentos e Participações em Infra S.A. –INVEPAR, JSL S.A., Libra Terminal Rio S.A., Log-In Logística Intermodal S.A., MRS Logística S.A., Porto Sudeste V.M. S.A., Rumo Malha Norte S.A., Rumo Malha Paulista S.A., Rumo S.A., Salus Infraestrutura Portuária S.A.,Santos Brasil, Participações S.A., Tegma Gestão Logística S.A., Trevisa Investimentos S.A., Wilson Sons LTD. Cabe destacar que a empresa Libra Terminal Rio S.A. foi excluída da amostra por não disponibilizar os dados necessários para a realização da pesquisa. Assim, o estudo contou com dezoito empresas selecionadas. Os dados da pesquisa foram extraídos dos sítios eletrônicos de relações com investidores das próprias empresas e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ao final dos estudos, tendo sido apresentadas as companhias que divulgaram pelo menos um dos requisitos indicados pela NBC T 15 em seus relatórios da administração e/ou demonstrações contábeis anuais, o resultado apontou que dentre as participantes analisadas, a MRS Logística S.A. seria a empresa que está mais em conformidade coma Norma, pois evidenciou sete dos oito itens, deixando de apresentar apenas o valor das multas e indenizações ambientais. 

Além disso, dentre as 18 analisadas, 6 empresas da amostra não divulgaram nenhum dos critérios propostos. Foram elas: Azul S.A., Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., Porto Sudeste V.M. S.A., Salus Infraestrutura Portuária S.A. e Tegma Gestão Logística S.A.

As 12 empresas restantes apontam e divulgam indicadores de sustentabilidade de acordo com a NBC T 15. Na perspectiva de classificação das empresas, o setor de transporte ferroviário teve destaque entre os demais setores por ter sido o que mais evidenciou informações ambientais em seus demonstrativos, porém nenhuma das empresas deste setor contemplou AINDA os oito indicadores da NBC T 15.

Face ao exposto, certo é que dentre as “gigantes do setor de logística” a organização que cumprir a NBC T 15, divulgando e evidenciando suas informações socio ambientais através do Balanço Sócio Ambiental estará na vanguarda e apta a conquistar vantagens competitivas dentro do setor. 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa