A empresa Sage Geosystems anunciou, nesta segunda-feira, 19, a obtenção de 17 milhões de dólares para a construção de um novo armazenamento de energia térmica. A startup utilizou uma rodada de investimentos Série A.
Iniciada em 2020 e com suas operações centralizadas em Houston, Texas, a Sage Geosystems está na vanguarda da inovação no setor de energia, focando no desenvolvimento de tecnologias geotérmicas avançadas. Tradicionalmente, a energia geotérmica tem sido explorada em locais com características vulcânicas ou que requerem extensas perfurações subterrâneas, limitando sua aplicabilidade. No entanto, a startup está trabalhando para mudar esse cenário. A empresa propõe uma abordagem que possibilita a exploração da energia geotérmica em uma variedade muito maior de locais, utilizando técnicas e equipamentos já estabelecidos na indústria petrolífera, tornando-a uma opção economicamente viável.
O novo investimento será utilizado para financiar e desenvolver o projeto "EarthStore", uma unidade comercial que utiliza a tecnologia GGS (Geopressured Geothermal System), ou seja, coleta e armazena energia a partir da água quente e pressurizada e pode ser combinada com fontes eólicas e solares. O fim da construção está estimado para o último quadrimestre de 2024.
Por fim, o investimento foi liderado pela empresa Chesapeake Energy Corporation, e obteve participação de companhias como Arch Meredith, Helium-3 Ventures, Virya, LLC e etc. O CEO da Sage Geosystem, Cindy Taff, disse:
“O primeiro fechamento de nosso financiamento Série A e nossas instalações comerciais são marcos significativos em nossa missão de tornar as tecnologias de Sistema Geotérmico Geopressurizadas (GGS) uma realidade. O sucesso das nossas tecnologias GGS não é apenas crítico para que a Sage Geosystems se torne pós-receita, mas é um passo essencial para acelerar o desenvolvimento desta abordagem proprietária de carga de base geotérmica.”, fecha o executivo.