20/02/2024 às 10h27min - Atualizada em 20/02/2024 às 10h27min
Títulos sustentáveis chegarão a US$1 trilhão este ano, segundo S&P Global Ratings
Mercados emergentes também devem apresentar força com novos participantes e iniciativas de descarbonização
Arthur Mirov
Os títulos de renda fixa emitidos por empresas, governos e organizações que visam combater a desigualdade e viabilizam iniciativas econômicas de sustentabilidade, devem atingir US$ 1 trilhão em 2024. Embora a estimativa represente aumento em relação ao ano de 2023, o avanço é modesto, de acordo com o relatório, que apresenta uma elevação de apenas de 4,3% na emissão global de títulos.
Os recursos captados via emissão de títulos verdes, sociais, de sustentabilidade e vinculados à sustentabilidade (GSSSB) são destinados ao financiamento de programas que gerem impactos sociais e ambientais positivos. Estima-se que os títulos de transição tenham um ano forte, com grande procura global de projetos ambientais e possível crescimento dos títulos que visam a utilização de recursos marítimos: os chamados “títulos azuis”.
Mercados emergentes também devem apresentar força adquirida, com novos participantes e iniciativas de descarbonização. A expectativa da emissão de GSSSB deve atingir entre 0.95 bilhões e 1.05 bilhões de dólares neste ano. Com esta ascensão, a S&P observa que o mercado GSSSB está amadurecendo, mostra mais diversificação, maior alcance geográfico e mais instrumentos oferecidos.
Clique aqui e leia o relatório completo. *Com Informações: ESG News