16/02/2024 às 10h23min - Atualizada em 16/02/2024 às 10h23min

Chuvas alagam avenidas e suspendem aulas no Recife

Metrópole entrou em estado de alerta às 6h da manhã desta sexta-feira

João Kerr

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Durante a madrugada desta sexta-feira, o município de Recife foi atingido com fortes chuvas e ventanias que colocaram a cidade em estado de alerta. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta laranja para a Região Metropolitana e a Zona da Mata.
 
Pela manhã, a prefeitura da capital pernambucana anunciou a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal. Por enquanto, o decreto vale para as aulas do período da manhã - as do período da tarde ainda serão avaliadas. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também cancelou as atividades até as 13h.

 
Pelo menos 22 pontos ficaram alagados, segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e diversas regiões estão sem luz em consequência das chuvas. Moradores afirmam que o transtorno em épocas de chuvas fortes é recorrente na cidade e pedem ações do poder público. "É caos para todo lado, tanto em regiões de risco quanto em bairros mais nobres. Entra governo, sai governo e ninguém faz nada a respeito.", afirma Suyene Carvalho, oficial de justiça em Recife.

O transporte no município ainda foi afetado pela queda de árvores e grandes estruturas por conta dos fortes ventos, que da madrugada ultrapassaram 30km/h, segundo a Apac. De acordo com Josefa Morgana, metereologista do Instituto Nacional de Metereologia (INMET), o fenômeno é resultado da formação de nuvens cumulonimbus, que envolvem muita energia e se dissipam em fortes ventos e chuvas. Essas formações, comuns neste período do ano, são as principais causadoras de chuvas no norte da região nordeste.
 
O INMET estima que as chuvas continuarão durante todo o fim de semana na região, com menor intensidade.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa