A United Airlines anunciou a adição de novos parceiros corporativos para seu fundo voltado à combustíveis para uma aviação sustentável (SAF), o United Airlines Ventures (UAV) Sustainable Flight Fund, totalizando 22 membros . Tal adoção de empresas ao fundo, como Embraer, Google e HIS, elevou seu capital para um total de 200 milhões de dólares.
Atualmente, o combustível usado na aviação é responsável por 2-3% das emissões de GEE globais, sendo assim, o combustível de aviação sustentável é visto como uma das principais ferramentas para combater e emergência climática e descarbonizar a indústria da aviação. Além disso, o SAF é produzido a partir de óleos usados e recursos agrícolas, tornando-o sustentável.
As recentes inclusões aumentam o total de colaboradores do fundo para 22, abrangendo uma ampla gama de entidades na cadeia de fornecimento da aviação. Isso inclui desde companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e motores, e produtores de combustível, até especialistas em engenharia e tecnologia, entidades financeiras e fornecedores de serviços de gestão de viagens.
Ademais, a United Airlines busca reduzir totalmente suas emissões de gases do efeito estufa até 2050, e para isso, lidera a indústria em investimentos sustentáveis, em que estima-se uma produção de 5 bilhões de galões SAF. Por fim, Andrew Chang, diretor administrativo da United Airlines Ventures, disse: “SAF é a melhor ferramenta que temos para descarbonizar aviões, mas não temos o suficiente. Para criar o fornecimento de combustível de que necessitamos para a nossa frota, a United reconheceu que teríamos de ajudar a construir uma indústria totalmente nova a partir do zero – como a eólica e a solar nas décadas anteriores. Como parte do nosso esforço para construir um novo ecossistema de aviação sustentável, recrutamos um grupo de parceiros com experiência no setor para apoiar as nossas startups com capital financeiro e estratégico, para ajudá-las a navegar por todo o processo, desde a concepção até à comercialização.”, fecha o executivo.