O fabricante europeu de células de bateria ACC (Automotive Cells Company) utilizou o financiamento de dívida para a construção de três fábricas na França, Alemanha e Itália. Foram arrecadados 4,4 bilhões de euros (4,3 bilhões de dólares).
Fundada em 2020, a ACC surgiu como uma colaboração entre a Stellantis e a TotalEnergies, tendo a Mercedes-Benz se integrado à parceria em 2021. Com o suporte dos governos da França, Alemanha e da União Europeia, o objetivo foi estabelecer um pioneiro europeu na produção de baterias para veículos elétricos. A companhia visa o desenvolvimento e fabricação de células e módulos de baterias para veículos elétricos, priorizando a segurança e eficiência, enquanto se compromete em minimizar a emissão de carbono.
Em 2023, a empresa abriu sua primeira fábrica, situada na França, para a produção de baterias visando atender a demanda da startup Stellantis. Além disso, a ACC estabeleceu o objetivo de produção de 120 gigawatts/hora de capacidade celular até 2030. Este objetivo vem acompanhado de uma série de medidas que visam suprir a demanda por parte dos produtos da empresa.
O CEO da ACC, Yann Vincent, ressaltou: “A transição para a eletrificação dos veículos ainda está em curso. Para enfrentar este imenso desafio, os nossos clientes devem poder contar com empresas europeias robustas e confiáveis como a ACC, capazes de fornecer grandes volumes de baterias competitivas com uma baixa pegada de CO2.”, fecha o especialista.