15/02/2024 às 08h20min - Atualizada em 15/02/2024 às 08h20min

Japão lança título de transição climática de 11 bilhões de dólares

Governo japonês busca atingir zero emissões de carbono até 2050

Victor Marchiori
Victor Marchiori

Envato

O Estado japonês concluiu sua primeira oferta de Títulos de Transição Climática, arrecadando 5,5 bilhões de dólares. A receita está destinada a financiar a transição para uma economia neutra de carbono e a descarbonização dos setores industriais.

Os títulos de transição climática, ou  "green bonds" (títulos verdes) são uma ferramenta financeira que possibilita ao governo captar recursos de investidores, comprometendo-se a reembolsá-los com juros dentro de um período estabelecido. Esses recursos especificamente são alocados para iniciativas sustentáveis, incluindo a transição para energias renováveis, o desenvolvimento de sistemas de transporte mais sustentáveis, e etc.

A política vai de acordo com as metas sustentáveis do governo japonês, que visa a redução de 46% de gases do efeito estufa até 2030. Além disso, o governo busca uma matriz energética mais sustentável, com o objetivo de 38% de sua matriz proveniente de energias renováveis até 2030.

Em quadro, o governo declarou: “Além de promover ainda mais o investimento verde em áreas como as energias renováveis, é também importante promover a transição na descarbonização, tais como iniciativas de baixo carbono em setores difíceis de reduzir (os setores industrial e de conversão energética onde não existem alternativas medidas para descarbonização técnica e economicamente neste momento) do ponto de vista.”, finaliza.

Por fim, a administração governamental planeja lançar a segunda parcela de títulos em 27 de fevereiro, destinando 1,4 trilhões de ienes (equivalente a 9,3 bilhões de dólares) para a emissão de títulos voltados à transição climática. Essa emissão está prevista para o ano fiscal que inicia em abril de 2024.

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa