09/02/2024 às 08h33min - Atualizada em 09/02/2024 às 08h33min

Banco Barclays anuncia o encerramento do financiamento para projetos de petróleo

Medida se extende para gás natural

Victor Marchiori
Victor Marchiori
Seu Dinheiro/Notícia

Em sua "Declaração sobre Alterações Climáticas", o banco britânico exige que seus clientes, do setor energético, iniciem planos de descarbonização ou transição energética. Ação vem seguida do revés ao setor dos combustíveis fósseis, em que não haverá mais financiamento, pelo banco, para projetos de petróleo e gás natural. 

 

Além disso, o Barclays anunciou novos esforços para financiar planos de transição energética. A organização possui como objetivo o financiamento sustentável de 1 bilhão de dólares até 2030.

 

Ação é semelhante ao contexto europeu, em que uma campanha liderada pela ShareAction pressionou bancos para a adoção de medidas sustentáveis. BNP Paribas, Crédit Agriole e Societe Generale são algumas das instituições financeiras pressionadas pela companhia.  A mesma também esteve à frente de uma campanha durante a Assembleia Geral Anual do Barclays em 2023, pressionando o banco a cessar o financiamento de projetos de petróleo e a divulgar mais informações sobre como o banco planeja avaliar os planos de transição climática de seus clientes.

 

A chefe do Grupo de Sustentabilidade do Barclays, Laura Barlow, disse: “Abordar as alterações climáticas é um desafio crítico e complexo. Continuamos a trabalhar com os nossos clientes de energia à medida que eles descarboniza e apoiam os seus esforços para uma transição de uma forma que seja justa, ordenada e que aborde a segurança energética. Hoje reforçamos o nosso compromisso com a transição energética, com políticas que concentram o nosso capital e recursos nas empresas de energia que desempenham um papel fundamental na transição.”, fecha a especialista.

 

Ademais, outras medidas como a instalação de um novo Grupo de Transição Energética no banco e novos critérios para o financiamento da transição energética foram tomadas. Daniel Hanna, chefe de investimentos sustentáveis, disse: “O capital é fundamental para a transição energética, para descarbonizar sectores difíceis de reduzir para que o mundo alcance emissões líquidas zero e crie uma economia resiliente. Como consultor de energia limpa número dois a nível mundial pela BloombergNEF, o Barclays está fortemente posicionado com as nossas capacidades e experiência, alcance global e papel na economia global para acelerar o investimento necessário para a descarbonização no mundo real, apoiando ao mesmo tempo a transição dos nossos clientes de energia.”, finalizou a especialista.

 
 


 
 

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa