Com o avanço da pauta ESG, no mundo empresarial, a marca de chocolates Dengo visa à adição de práticas sustentáveis na criação de seu chocolate. Medidas visam a expansão da própria rede no mercado latino, e principalmente, na Europa, mercado este caracterizado por grandes práticas ESG.
A marca atribui medidas sustentáveis ao propor um bônus no valor da compra para produtores locais. Segundo a empresa, quanto mais sustentável for o cacau, maior será o preço de compra, variando entre 70% à 200% a mais do valor do mercado. Vale ressaltar que a companhia possui mais de 160 produtores em sua folha de pagamento, em que a maior parte deles reside no sul da Bahia.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, o mercado de chocolates está em crescente expansão no país. Nos três primeiros trimestres de 2023, produziu-se 615 mil toneladas de chocolate, em que somente no terceiro trimestre foram consumidas 597 mil toneladas do produto. Atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor mundial de cacau.
Para concluir, seu co-CEO, Tulio Landim, em entrevista à Bloomberg, descreveu o futuro da empresa: "A meta é ter mais duas lojas em Paris e uma presença nos EUA até 2026". Além disso, a empresa investirá 20 milhões de dólares em uma nova fábrica para 2025, assim como o aumento em 1775% no registro de novos produtores de cacau.