07/02/2024 às 16h00min - Atualizada em 07/02/2024 às 16h00min
Eletrobras anuncia investimento de 2 bilhões em usina eólica
Projeto será empregado no RS com 7 unidades geradoras e possui capacidade de 29,4 MW
Victor Marchiori
Victor Marchiori
Mercado Livre de Energia/Notícia Desde o dia 30 de janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu permissão para iniciar os testes de sete geradores na Usina Eólica Coxilha Negra 2, um projeto conduzido pela Eletrobras em Sant'Ana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul. Com um aporte financeiro superior a R$2 bilhões, este se classifica como o principal empreendimento de produção de energia eólica atualmente em progresso pela empresa.
O projeto basea-se na instalação e operação de sete aerogeradores, em que cada um produz 4,2 MW, totalizando 29,4 MW. Operação está esperando a aprovação da organição ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e seu início está previsto para a primeira quinzena de fevereiro.
Até o momento, mais de 50 fundações foram construídas para suportar as estruturas dos aerogeradores nos três grupos de usinas dentro do parque eólico. Desaca-se que sua produção é fragmentada e engloba indústrias no Nordeste e Sul. Os elementos que compõem os aerogerados são fabricados em Jaraguá do Sul, pela empresa WEG, enquanto as pás dos aerogeradores são fabricados pela Aeris, no Ceará.
Em nota, a companhia explica o projeto: "A subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul prossegue com a instalação das estruturas que vão integrar o conjunto de 24 unidades geradoras da Usina Eólica Coxilha Negra 2".
Ademais, nota-se que o sistema de transmissão já foi aprovado pela ONS e que o projeto possui grande importancia para a região, com uma forte geração de emprego e . "Durante os diversos estágios das obras, estima-se a criação de 1.300 empregos diretos. Neste momento, as diferentes frentes de trabalho contam com a mobilização em campo de aproximadamente mil profissionais contratados pelas empresas prestadoras de serviços", concluiu a empresa.