06/02/2024 às 13h49min - Atualizada em 06/02/2024 às 13h49min

Instituto Global participa de discussões sobre eficácia de bancos multilaterais

Coordenadora do ministério da Fazenda participou do encontro na sede da entidade em Brasília

Willlian Oliveira
Willlian Oliveira
Instituto Global/Divulgação
Em encontro na sede do Instituto Global em Brasília, lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável se reuniram para discutir o papel do Brasil no cenário global, especialmente durante sua presidência do G20, em 2024. Karin Costa Vazquez, coordenadora da agenda de reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento no Ministério da Fazenda, destacou a posição estratégica do país em liderar conversas críticas sobre políticas públicas globais focadas na crise climática.

A reunião se concentrou na importância do G20 para o Brasil, não apenas como uma plataforma para fortalecer sua posição no palco mundial, mas também como uma oportunidade única para o país que liderou a agenda global em direção a soluções sustentáveis e inclusivas.


Durante o evento, foram discutidas estratégias para a presidência brasileira do G20 afim de promover reformas essenciais que alinham os fluxos financeiros internacionais com os objetivos do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento representa um passo fundamental nesse processo, garantindo que os recursos direcionados sejam de forma mais eficaz para enfrentar os desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) em escala global.

"A presidência do G20 oferece ao Brasil uma plataforma sem precedentes para moldar o futuro das políticas públicas globais em relação ao clima e ao desenvolvimento sustentável. Estamos em um momento crítico para o planeta, e a liderança O brasileiro pode desempenhar um papel chave na mobilização de esforços internacionais para uma transição ecológica justa e eficaz,"destacou o chairman do Grupo Arnone e diretor do Instituto Global.

O Instituto Global, através do encontro, reafirmou seu compromisso com a disseminação da cultura ESG e o apoio a iniciativas que promovam políticas públicas sustentáveis. A reunião tentou reforçar a mensagem de que o Brasil está pronto e disposto a liderar o caminho em direção a um futuro mais sustentável, aproveitando sua posição no G20 para fomentar o diálogo e a cooperação internacional em questões como as mudanças climáticas.

"Este evento é um marco na jornada do Brasil e do Instituto Global para a sustentabilidade, evidenciando o papel crucial das políticas públicas globais e da cooperação internacional na construção de um planeta mais sustentável e justo para as futuras gerações", finaliza Arnone. 

 

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa