01/02/2024 às 08h50min - Atualizada em 01/02/2024 às 08h50min

GRI lança novo padrão global de biodiversidade para empresas

Atualização busca aprimorar a transparência dos impactos corporativos na biodiversidade, incentivando ações sustentáveis ao longo da cadeia de valor

Willian Oliveira
Willian Oliveira
Envato
Em um esforço para combater a perda de biodiversidade em escala mundial, a Global Reporting Initiative (GRI) introduziu uma atualização significativa em seus padrões de relatórios para empresas, com o lançamento do GRI 101: Biodiversidade 2024. Esta nova norma é projetada para auxiliar organizações ao redor do mundo a relatar de maneira mais eficaz seus impactos sobre a biodiversidade, promovendo assim a transparência e a ação sustentável em suas operações e cadeias de valor.

Diante dos desafios sem precedentes enfrentados pela natureza, com a atividade humana sendo a principal causa de aproximadamente um milhão de espécies animais e vegetais correndo risco de extinção, o GRI 101 emerge como uma ferramenta vital para a conscientização e mitigação dos impactos ambientais decorrentes das atividades empresariais.

A nova norma de biodiversidade da GRI destaca-se por proporcionar uma abordagem detalhada e específica do local sobre os impactos na biodiversidade, incluindo informações sobre países e jurisdições, além do tamanho dos locais operacionais. Entre as novidades, inclui-se a exigência de novas divulgações sobre os fatores diretos que contribuem para a perda de biodiversidade, como o uso do solo, mudanças climáticas, sobre-exploração, poluição e espécies invasoras.

Além disso, o padrão revisado enfatiza a importância de reportar os impactos na sociedade, incluindo aqueles sobre comunidades e povos indígenas, e detalha como as organizações estão engajadas com grupos locais na restauração dos ecossistemas afetados.

Desenvolvido com base nos principais desenvolvimentos globais no domínio da biodiversidade, como o Quadro Global de Biodiversidade da ONU Kunming-Montreal, a Science Based Targets Network (SBTN) e o Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), o GRI 101 visa galvanizar ações corporativas para proteger a biodiversidade.

O padrão entrará formalmente em vigor para relatórios a partir de 1º de janeiro de 2026. Nos próximos dois anos, a GRI testará a aplicação da norma com os primeiros adotantes, dando prioridade aos membros da Comunidade GRI.

Líderes e especialistas ambientais ao redor do mundo celebram o lançamento do GRI 101: Biodiversidade 2024 como um passo crucial para garantir um futuro mais sustentável, ressaltando a importância de padrões e métricas claras para avaliar, comunicar e, sobretudo, impulsionar ações responsáveis em prol da biodiversidade.
Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa