A distinção foi conferida no contexto das celebrações dos 20 anos do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), iniciativa impulsionada globalmente a partir de 2004 sob a liderança de Kofi Annan, então Secretário-Geral das Nações Unidas, com a visão transformadora de que “quem se importa, ganha”.
A comenda, intitulada “Busumuru Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta”, é outorgada em edição especial limitada, com autorização da família de Kofi Annan e homologação da Kofi Annan Foundation, e reconhece contribuições relevantes para a consolidação de práticas sustentáveis no Brasil e no mundo.
No caso de Anelize Almeida, o reconhecimento reflete sua atuação à frente da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, especialmente no avanço de políticas públicas inovadoras no campo da governança fiscal, com destaque para a evolução da transação tributária e a incorporação de critérios ESG na atuação estatal.
A certificação foi conferida pelo Instituto Global ESG, pelo Movimento Interinstitucional ESG na Prática e pela Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, em reconhecimento às suas contribuições significativas para o fortalecimento de uma agenda de desenvolvimento econômico sustentável, baseada em integridade, eficiência e segurança jurídica.
Mais do que uma distinção individual, a comenda simboliza o reconhecimento de lideranças públicas que vêm contribuindo para a construção de um novo paradigma de atuação estatal, orientado por resultados, responsabilidade socioambiental e articulação interinstitucional.
Para o Instituto Global ESG, a homenagem traduz a convergência entre a atuação da Procuradora-Geral e os esforços institucionais voltados à implementação prática do ESG no Brasil, consolidando pontes entre política fiscal, sustentabilidade e desenvolvimento.
Segundo Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, “a outorga da Comenda Kofi Annan à Procuradora-Geral da Fazenda Nacional representa o reconhecimento de uma liderança que tem contribuído de forma concreta para reposicionar a política fiscal brasileira como instrumento de transformação, alinhando eficiência arrecadatória, segurança jurídica e compromisso com o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma trajetória que dialoga diretamente com os valores que fundamentam o ESG na prática”.