27/01/2024 às 15h30min - Atualizada em 27/01/2024 às 15h30min
No Dia Mundial da Educação Ambiental, empresas mostram ações em prol do meio ambiente
Bianca Rocha
Bianca Rocha
Envato A preocupação das marcas com questões ambientais, sociais e de governança, tornou-se determinante. Afinal, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, temas ligados à agenda ESG têm ganhado relevância na decisão de compra dos consumidores. Um exemplo disso é que, segundo o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar, mais da metade da população já deixa de consumir produtos ou serviços de marcas que não investem em ações voltadas ao tema. No Dia Mundial da Educação Ambiental, companhias de diferentes setores mostram como têm investido na criação de ações, projetos e produtos que levam educação ambiental para a população ou que minimizam impactos no meio ambiente. Veja a seguir:
Adeste
A Adeste, empresa que transforma subprodutos de origem animal, conta, desde 2023, com o projeto social “4mãos - conectando corações & semeando o amanhã”. Lançado inicialmente na cidade de Jaguapitã, no Paraná, município onde a companhia possui uma de suas fábricas, a iniciativa tem como objetivo capacitar mais de 250 alunos da rede municipal sobre temas ligados à saúde, meio ambiente, economia da cidade e sustentabilidade. “O propósito deste trabalho é o desenvolvimento das crianças como cidadãos e potencializadores de um futuro mais sustentável”, comenta Cristina Amorim, CHRO e diretora de Inovação da Adeste. Atualmente, o projeto, que busca levar educação ambiental para as crianças que moram no entorno das fábricas da companhia, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguapitã, e o Instituto Melhores Dias.
Elgin
A Elgin, empresa que atua nos setores de ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração e automação comercial e bens de consumo, atenta à destinação correta de suas lâmpadas e da sua responsabilidade social, é uma das companhias sócio-fundadoras da Reciclus – associação sem fins econômicos que apoia a implementação da logística reversa, conforme as exigências legais, de fabricantes e importadores de lâmpadas. São quase 4 mil pontos de entrega de lâmpadas pelo Brasil, que têm como destino certo as recicladoras homologadas para descontaminação e reaproveitamento de mais de 90% dos seus componentes na indústria. “Quando o descarte é feito corretamente, contribuímos para o retorno dos componentes para o setor produtivo como matéria-prima ou insumo, não sendo necessária a extração de novos recursos naturais. Por exemplo: quando é realizada a reciclagem de mil quilos de vidro, é evitado a extração de 1,3 mil quilos de areia”, ressalta Patricia Lima, Diretora Comercial da linha de bens de consumo da Elgin.
OMO Lavanderia
A OMO Lavanderia, rede de lavanderias profissionais da Unilever, também é outra marca que tem apostado na conscientização dos consumidores em relação ao uso dos recursos naturais. Não à toa, dentro das lavanderias da empresa, é possível gerar uma economia de até 65% no uso de água e energia, em comparação com as máquinas de uso doméstico. Na OMO Lavanderia, o pilar da sustentabilidade sempre foi muito forte e, justamente por isso, em 2023 a marca também investiu na instalação de painéis solares na loja do Campo Belo, em São Paulo. Assim, lançou a sua primeira operação auto sustentável em fonte de energia.
Grupo Multilixo
O Grupo Multilixo, é formado por nove negócios coexistentes que trabalham em sinergia, promovem e impulsionam a economia circular. Com o propósito de entregar soluções cada vez mais sustentáveis, oferece um robusto portfólio de serviços, tecnologia de ponta e processos eficientes voltados para a sustentabilidade. São eles: coleta, transporte, tratamento e comércio de recicláveis, gerenciamento de resíduos, limpezas técnicas industriais e assessoria ambiental. Como parte desse seu propósito de implementar e desenvolver soluções mais sustentáveis para a gestão de resíduos, a empresa também investiu na maior linha de seleção de resíduos da América Latina e criou o Programa "Aterro Zero”. Com ele, tudo o que é coletado no cliente é reaproveitado, promovendo a sustentabilidade e economia circular. Como parte dessa conscientização a companhia teve a ideia de premiar as empresas parceiras que adotaram o programa como o Troféu Aterro Zero. O objetivo é destacar as organizações que participam e incentivar aquelas que ainda não estão nessa jornada.
Europa
A Europa Purificadores, empresa brasileira referência no setor de purificadores de água, visa promover o uso consciente da água, com diversas iniciativas em prol do meio ambiente. De acordo com estudo da organização Oceana, todo ano, o Brasil é responsável por poluir o mar com 325 mil toneladas de lixo plástico. Ainda segundo relatório da ONU, o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos no mundo. Ao optar por um purificador de água, é possível estimar que a cada 60 litros de água consumidos - correspondentes a ingestão de 2 litros de água por dia, recomendado por especialistas, durante 30 dias - uma pessoa deixa de descartar de 120 garrafas de plástico de 500 ml de água / mês ou mais de 1.440 garrafas / ano.
Há seis anos, a marca oferece um modelo de hidratação sustentável em eventos e feiras, que fornece toda a água para os visitantes por meio de ilhas de hidratação e purificadores portáteis. A ação já impactou mais de 155 mil pessoas, evitando o descarte de 144 mil embalagens no meio ambiente. Com isso, além de promover o impacto ambiental positivo, a Europa incentiva a redução da pegada de carbono e a diminuição do uso de plástico, contribuindo para difundir boas práticas. Outra iniciativa foi o lançamento da edição limitada do seu modelo portátil, a jarra MOV, em parceria com o projeto ‘50 Mundos’, que tem como propósito impactar as pessoas sobre práticas sustentáveis, incluindo os benefícios de um estilo de vida mais simples e consciente.
Food To Save
A Food To Save, é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com 3.500 estabelecimentos cadastrados no app, como Ambev, Nestlé e Accor, a empresa já resgatou mais de 2 mil toneladas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.