23/01/2024 às 09h55min - Atualizada em 23/01/2024 às 09h55min
União Europeia formaliza acordo para reduzir emissão de CO² de veículos pesados
Bloco planeja alcanças a neutralidade climática até 2050
Willian Oliveira
Willian Oliveira
Envato Em uma recente evolução na política ambiental europeia, o Conselho Europeu e os negociadores do Parlamento Europeu alcançaram um consenso provisório sobre a atualização dos padrões de emissão de CO2 para veículos pesados. Esta medida tem como objetivo principal promover uma redução significativa nas emissões de CO2 provenientes do setor de transporte rodoviário, estabelecendo metas ambiciosas para os anos de 2030, 2035 e 2040. Este avanço legislativo é um passo crucial para que a União Europeia atinja suas metas climáticas para 2030 e se encaminhe para a neutralidade de carbono até 2050.
A nova legislação foca não apenas na redução das emissões, mas também em impulsionar a adoção de veículos de emissão zero (ZEVs) dentro da frota de veículos pesados da UE, com o intuito de manter a inovação e a competitividade do setor.
Ainda aguardando ratificação formal pelas entidades governamentais, o acordo expande a aplicabilidade do regulamento para incluir uma gama mais ampla de veículos pesados, como caminhões menores, ônibus urbanos e reboques, todos sujeitos a metas de redução de emissões. Alguns veículos, como aqueles usados em operações militares, de socorro e em certas indústrias como mineração e agricultura, serão isentos das novas regras.
De forma inovadora, o acordo também abre caminho para a inclusão futura de veículos especializados, como caminhões de lixo e betoneiras, e considera a integração de veículos menores (abaixo de 5 toneladas) nas regulamentações. Além disso, a legislação proposta facilitará a conversão de veículos convencionais em ZEVs, permitindo a transferência entre fabricantes, com uma revisão prevista para 2025 para avaliar a necessidade de uma harmonização regulatória.
Em relação às metas de redução de emissões, o consenso mantém os objetivos propostos de reduções de 45% em 2030, 65% em 2035, e 90% em 2040 para caminhões e ônibus pesados. Novas metas foram estabelecidas para reboques e semirreboques, e foi introduzida uma definição para "reboques elétricos", visando adaptar a legislação aos avanços tecnológicos e incentivar a redução de emissões nessa categoria.
Destaca-se a meta ambiciosa de alcançar 100% de emissões zero para ônibus urbanos até 2035, com uma meta intermediária de 90% até 2030, excluindo os ônibus interurbanos que seguirão as metas gerais para ônibus.
Uma cláusula de revisão será implementada em 2027 para avaliar o impacto do regulamento, incluindo a possibilidade de desenvolver uma metodologia unificada para calcular e reportar as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida completo dos veículos pesados, além de considerar o papel dos combustíveis neutros em carbono.
O acordo agora segue para aprovação final pelo Conselho Europeu e pelo Comitê de Meio Ambiente do Parlamento Europeu. Se aprovado, o texto passará por uma revisão jurídica antes de ser oficialmente publicado e entrar em vigor, marcando um momento significativo na jornada da UE rumo a uma mobilidade sustentável e à redução das emissões de gases de efeito estufa.