O Instituto Global ESG recebeu em sua sede em Brasília o diretor-executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), André Luz Godoy, e a gerente de Relações Legislativas e Governamentais da entidade, Larissa Vieira, para uma reunião estratégica com o objetivo de fortalecer a articulação institucional e alinhar agendas convergentes em torno da promoção do desenvolvimento sustentável no país.
O encontro foi conduzido por Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, secretário-executivo da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG), coordenador-geral do Programa ESG20+ e cofundador do Movimento Interinstitucional ESG na Prática. Também participou da agenda a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais do Instituto, Ana Clara Moura.
A reunião destacou a importância da cooperação entre a Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) — presidida pelo deputado federal Flávio Nogueira e iniciativa coordenada externamente pelo Instituto Global ESG — e a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento (FPSNF) — presidida pela deputada federal Luisa Canziani e iniciativa coordenada externamente pela ABDE — como mecanismo para ampliar o impacto de políticas públicas sustentáveis, integrando práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) aos instrumentos de crédito e financiamento promovidos por bancos públicos, agências de fomento e cooperativas financeiras.
“O tema da conversa não poderia ser mais atual e relevante. O ESG é um dos pilares fundamentais para construirmos um modelo de desenvolvimento sustentável no Brasil. E isso só é possível com cooperação entre instituições comprometidas com o futuro”, afirmou André Godoy, ao registrar o encontro em suas redes sociais.
Para Sóstenes Marchezine, a aproximação entre as duas frentes parlamentares — uma com foco no fomento e outra voltada à sustentabilidade — representa uma oportunidade concreta de transformar os instrumentos de crédito e investimento em ferramentas de indução à responsabilidade socioambiental e à governança ética no setor público e privado.
“Nosso objetivo é convergir agendas e impulsionar marcos normativos e regulatórios que facilitem o acesso ao crédito verde, promovam a inclusão produtiva e ampliem a capacidade de financiamento da transição ecológica e social do país”, destacou.
A reunião também abordou a integração da ABDE e de seus associados aos Conselhos Permanentes do Programa ESG20+, plataforma de governança criada pelo Instituto Global ESG para operacionalizar os 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável.
A ABDE congrega 34 instituições financeiras de desenvolvimento, entre elas o BNDES, a Finep e os bancos estaduais de desenvolvimento, representando um elo estratégico para a implementação de políticas sustentáveis de financiamento.
Ao final do encontro, as instituições reafirmaram o compromisso com a cooperação técnica, legislativa e institucional, avançando em uma agenda comum que valorize o papel do Sistema Nacional de Fomento na consolidação do ESG como eixo transversal de desenvolvimento.
Como membro efetivo do Conselho Permanente de Finanças Sustentáveis do Programa ESG20+, a ABDE é uma das apoiadoras oficiais da próxima edição do Circuito COP30 do Global Meeting, com o Simpósio de Instrumentos Fiscais e Tributários Sustentáveis, a ser realizado pelo Instituto Global ESG em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) no próximo dia 29 de julho.